Setor de Saúde amplia ações de prevenção a doenças

WhatsApp Image 2017-10-05 at 10.12.39Ao iniciar o período chuvoso a atenção da população deve ser redobrada em relação aos cuidados em suas residências e locais de trabalho a fim de evitarem locais que possam acumular água e se tornarem criadouros de mosquitos transmissores de doença. Sobretudo, o Aedes Aegypti que transmite Dengue, Chikungunya, Virurs Zika e Febre Amarela que a todo ano causam surtos e epidemias, levando muitas pessoas a óbito. Outro assunto que merece atenção é a Esquistossomose que pode aumentar o número de ocorrências devido à procura de rios e cachoeiras nesta época de calor. Por isso o setor de controle de endemias, por meio do trabalho de educação em saúde vem atuando nas áreas urbana e rural a fim de informarem a população sobre formas de prevenção destas doenças.
O setor de educação em saúde já realizou inúmeras atividades com o objetivo de orientar e mobilizar a população a participarem desta luta. Neste ano o setor ampliou o Projeto Agente Mirim que agora está implantado em nove escolas das áreas urbana e rural. Já foram realizadas atividades com os alunos participantes do projeto com orientação e distribuição de material educativo à população do bairro em que se localiza a escola. Em agosto iniciaram as atividades com a Escola Municipal “Pedro Rezende”, no Satélite, na Escola Municipal “Julia Miranda”, no São João. Já no mês de setembro receberam o projeto a Escola Municipal ” Nilce Moreira”, Morro da Mina, Escola Municipal ” José Lobo da Silva”, no Rancho Novo, Escola Municipal ” Herculano do Valle”, em Joaquim Murtinho e Escola Municipal “Jair Noronha” no Bairro Moinhos, Escola Municipal “Sebastião Pereira da Fonseca”, em Três Barras e Escola Municipal “Marinho Fernandes”, no São Judas, Escola Municipal “Napoleão Reis”, no São Sebastião. Nas escolas urbanas foram trabalhados com orientação sobre a Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela e na área rural orientação sobre a Esquistossomose.
O setor está elaborando o planejamento de atividades do projeto para os próximos meses e, ainda ampliação do Projeto Agente Mirim para mais cinco escolas.
O Prefeito Mário Marcus enfatizou o apoio da administração municipal ao trabalho realizado pelo setor e lembra a população que a participação e colaboração de todos é de fundamental importância para que a cidade não registre casos destas doenças.