Sistema de coleta, fornecimento e armazenamento de sangue sofrerá alteração em Lafaiete

O sistema de coleta, fornecimento e armazenamento do estoque de sangue no município de Conselheiro Lafaiete sofrerá alterações. Existe uma determinação do Governo do Estado para que o gerenciamento do serviço seja feito por órgão público e não mais por empresas privadas como é o caso da cidade, cujo serviço atualmente é prestado pela empresa Hemolab. Esta decisão do governo data do ano de 2009. E agora o município recebeu a informação de que a data final para encerramento desta atividade por empresa particular é 31 de março de 2014.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Hemolab atua com duas estruturas: uma com o posto de coleta externa, onde é realizada a captação de sangue, que é enviado ao Hemominas, em Belo Horizonte. Outra estrutura é a agência de sangue que recebe o material enviado pelo Hemominas e faz o estoque para ser utilizado quando é solicitado pelos hospitais do município.

A partir do dia 31 de março a Hemolab deixará de prestar os serviços e com isso o município estará atuando em parceria com os hospitais para abertura de uma agência de transfusão de sangue que deverá ser instalada no Hospital Queluz ou na Maternidade São José.

A agência ficará responsável pelo recebimento e armazenamento do estoque de sangue enviado pelo Hemominas e pelo fornecimento do material aos hospitais e para a policlínica municipal, quando necessário. A montagem da estrutura será feita pelos hospitais com contrapartida do município. Este sistema de criação da agência também foi adotado por outros municípios.

Já a coleta de sangue será feita diretamente na unidade do Hemominas, órgão do Governo do Estado. O município ficará responsável pelo transporte para os doadores se deslocarem até Belo Horizonte.  Está sendo estudada a possibilidade da montagem de uma estrutura para que a coleta seja realizada em Conselheiro Lafaiete.

Coleta_Sangue_01