A secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia, avaliou positivamente a participação de Conselheiro Lafaiete no roteiro do Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). O evento que chegou este ano à 27ª edição trouxe para o município shows, teatro, oficina e exposição de fotografias.
De acordo com a secretária embora o fim de semana tenha sido chuvoso houve uma boa participação do público durante os eventos. Segundo Mauricéia, o pró-reitor da UFSJ, Paulo Caetano esteve na cidade acompanhando as ações e ficou bastante satisfeito com a realização das atividades do Inverno Cultural no município, que deverão ser ampliadas no próximo ano. “Ano que vem teremos mais shows, teatro e oficinas ampliando as nossas ações no Inverno Cultural. A parceria com a UFSJ para esse ano foi um primeiro passo, mas muito importante”, frisou a secretária.

O evento
Entre os vários eventos, aconteceu a mostra de curta-metragem. A participação do público na oficina de percussão rítmica brasileira foi além da expectativa. O professor, André Mendes que ministrou a oficina se surpreendeu com o interesse dos participantes e agendou para novembro uma nova vinda à cidade.

No sábado, 29/07 a peça teatral “Corsários Inversos”, do Rio Grande do Sul, antes marcada para a praça do Cristo teve de ser transferida para o Clube Carijós por causa da chuva. A mudança não atrapalhou a apresentação da peça que teve entre o público, vários artistas que participavam do FACE- Festival de Artes Cênicas.

No mesmo dia a banda “Os Machados” se apresentou na praça Tiradentes, e fez o lançamento do seu CD “Taxidermia Coletiva”. Já no domingo (27) no mesmo local aconteceu o 19º Festival de Seresta, que também teve participação de convidados do Inverno Cultural. O grupo Chora Genésio encerrou as atividades do dia.

O Inverno Cultural trouxe ainda a exposição fotográfica “Direito à memória e à verdade” – Ditadura do Brasil (1964 à 1985), produzido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República realizada. As fotos ficarão expostas na sede do Clube Carijós, ao lado da prefeitura até o dia 02/08, com entrada franca, de 9h às 20h30.















