TG 04-032 muda comando e fecha ciclo histórico em Lafaiete

304

O Tiro de Guerra 04-032, em Conselheiro Lafaiete, viveu um momento simbólico nesta sexta-feira (23/01). A unidade realizou, na Câmara Municipal, a solenidade de passagem de chefia do subtenente Leonardo Mageste Netto para o 1º sargento Mateus Passos Sandim. O ato marcou não só a continuidade da missão do Exército Brasileiro, mas também o encerramento de um dos períodos mais marcantes dos 74 anos do TG no município.

À frente do TG desde 2024, o subtenente Mageste deixa um legado reconhecido por autoridades militares, poder público e sociedade civil. Em dois anos, a unidade atingiu níveis inéditos em instrução, administração, integração comunitária e ações sociais. O desempenho levou o TG 04-032 a ser apontado como referência nacional e, oficialmente,
reconhecido como o melhor da 4ª Região Militar, com a conquista do 1º lugar no Prêmio Minas do Ouro.

Entre os principais avanços da gestão está a criação do projeto Bolsa Atirador. A iniciativa garante ajuda de custo mensal de R$ 500 aos atiradores durante todo o serviço militar obrigatório em 2026. O projeto foi viabilizado com apoio do Executivo e do Legislativo e tem foco na valorização da atividade, inclusão social e custeio de despesas básicas dos jovens.

Outro marco foi a conquista de uma viatura administrativa. O veículo é resultado de acordo de cooperação entre o Exército Brasileiro e a Prefeitura, firmado em 2024, e entregue em 2025. O reforço melhorou a capacidade logística e administrativa da unidade.

Na área de instrução, o TG ampliou de forma significativa as visitas técnicas. Entre 2024 e 2025, os atiradores estiveram na ESA, EPCAR, AMAN, Comando de Aviação do Exército, 11º BI Mth, Centro de Instrução Paraquedista e Instituto Militar de Engenharia. As experiências aproximaram os jovens de instituições de excelência das Forças Armadas.

O ponto alto da instrução operacional ocorreu em julho de 2025. Pela primeira vez, atiradores do TG 04-032 alcançaram o cume do Pico da Bandeira, terceiro ponto mais alto do Brasil. A marcha entrou para a história da unidade e projetou o nome de Conselheiro Lafaiete no âmbito da 4ª Região Militar.

O impacto social também foi expressivo. Em dois anos, o TG arrecadou 66,6 toneladas de alimentos. As doações foram destinadas a diversas ações solidárias, muitas em parceria com a Prefeitura. Houve ainda campanhas de agasalho, brinquedos, doação de sangue, arrecadação de lacres, ACISOs, apoio a instituições locais e a concessão de bolsas de estudo na Unicesumar para atiradores.

Durante a solenidade, o subtenente Mageste agradeceu o apoio da família, dos instrutores, servidores municipais, autoridades civis e militares, empresários, veteranos e do Legislativo Municipal, que viabilizou recursos, por meio de emenda impositiva, para a ajuda de custo aos atiradores a partir deste ano. Disse deixar o TG “na melhor forma possível”.

O 1º sargento Mateus assume a chefia com o desafio de manter e ampliar o legado, reforçando o compromisso do TG 04-032 com a formação de cidadãos preparados para servir ao país.