Trabalhadores recebem certificado de conclusão de cursos promovidos pelo Sine

Aconteceu na tarde dessa terça-feira, 03/12, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Conselheiro Lafaiete a formatura dos alunos dos  cursos de qualificação profissional de Mecânica de Manutenção de Máquinas Industriais e de Eletricista em Geral com NR10. Os cursos foram oferecidos gratuitamente a 50 alunos por meio do Sine (Sistema Nacional de Emprego), em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

O Secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, reiterou o apoio do Governo de Minas na realização de cursos de qualificação profissional no município. O secretário que visitou o Sine antes da solenidade classificou a unidade de Conselheiro Lafaiete como referência no Estado por promover com eficiência a geração de emprego e renda por meio do atendimento ao cidadão. “Para realizar cursos de qualificação nos municípios tem que haver vontade da administração municipal e em Lafaiete percebemos que há um enorme empenho neste sentido. Isso é muito bom”, afirmou Hélio Rabelo.

Em seu discurso o prefeito de Lafaiete parabenizou os alunos e ressaltou que a partir de agora eles estão capacitados para ingressar no mercado de trabalho. Dr.Ivar afirmou que o município está aberto para firmar parcerias viabilizando novos cursos de qualificação. Com relação ao Sine, o prefeito  anunciou a possibilidade da transferência da unidade para o antigo prédio do fórum, que também deve abrigar duas secretárias da administração municipal.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Zilda Helena dos Santos Vieira, agradeceu o empenho de todos que contribuíram para realização dos cursos e destacou o trabalho da equipe do Sine viabilizando a qualificação aos trabalhadores por meio de parcerias.

Após a palavra das autoridades os alunos receberam o certificado de conclusão dos cursos ministrados na Escola Municipal “Professor Luiz Carlos Gomes Beato” pelo Sindicato Metalúrgico de Ouro Branco e Região. O curso foi oferecido visando atender a demanda das empresas CSN, Namisa e Mason Equipamentos.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto; do secretário de estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo,  a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Zilda Helena dos Santos Vieira, o vereador Pedro Américo de Almeida; a gerente do Sine, Flávia Teixeira do Carmo Silva e a representante da Gerência Regional do Trabalho, Edna Aparecida Campos, além do coordenador dos cursos de qualificação profissionalizante do Sindicato Metalúrgico de Ouro Branco, Afrânio José Guedes Filho, dentre outras autoridades dos poderes judiciário e executivo.