Tudo pronto para o carnaval 2014 em Conselheiro Lafaiete

Está tudo pronto para o Carnaval 2014 em Conselheiro Lafaiete. Os blocos caricatos e carnavalescos acertam os últimos detalhes para o desfile na avenida organizado pela Lecal (Liga das Entidades Carnavalescas de Lafaiete), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O mesmo acontece com a Escola de Samba Unida do São João, que finaliza os últimos detalhes dos carros alegóricos e os adereços das fantasias visando o retorno à “passarela do samba”.

A programação oficial do Carnaval terá início no sábado, dia 1º de março com a abertura na praça Tiradentes às 16h, quando o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto entregará simbolicamente a “chave da cidade” ao Rei Momo, na praça Tiradentes. À noite no mesmo local haverá show com a Banda Eclipse.

Também no sábado o Bloco Zé Pereira faz concentração a partir das 14h, na rua Duque de Caxias, no bairro Chapada. O bloco desfila às 21h em direção à praça da rodoviária com os bonecos gigantes, Zé Pereira e Maria Pereira, puxado por um trio elétrico e acompanhado da bateria do Bloco Unidos do Morro, do bairro Morro da Mina.

Ainda no sábado na avenida Telésforo Cândido de Resende, Walace e Alex abrem a primeira noite carnavalesca com show e logo após, a animação ficará por conta da Velha Guarda do Ritmo de Padre Miguel, do Rio de Janeiro.

No domingo, dia 02/03 às 15h tem Carnaval em Gagé. Também a partir de 15h haverá matinê na praça Tiradentes e à noite marchinha com a banda Samor e Cia. Às 19h30 na avenida Telésforo Cândido de Resende haverá desfile de blocos caricatos e carnavalescos. Estarão desfilando a Banda Centro Ó Fônica, Bloco Burrinho na Sombra, Caricatos Bola de Fogo, Caricatos Renascer, Caricatos Maskarados e Bloco do Bené. Ainda na avenida haverá show com Walace e Alex, além da Banda Dubandu.

Na segunda-feira, 03/03, haverá Carnaval na localidade de São Vicente, a partir das 15h. No mesmo horário haverá matinê na praça Tiradentes. Ainda na praça Tiradentes a noite haverá marchinhas com a Banda Samor e Cia. Na avenida Telésforo Cândido de Resende, às 19h30 acontece o desfile dos blocos caricatos e carnavalescos com a participação da Banda Centro Ó Fônica e dos blocos Caricato Unidos do Morro, Caricato Pulo do Gato, Escola de Samba Unidos do São João e Caricatos Império dos Dragões. No palco, Walace e Alex abre mais uma noite de folia e em seguida é vez da Banda Brasil 70 Show.

Na terça-feira, 04/03, às 15h haverá Carnaval nas comunidades de Rancho Novo e São Gonçalo. Na praça Tiradentes acontece a matinê de 15 ás 19h. A banda Samor e Cia também anima os foliões no último dia de folia na praça Tiradentes. Na avenida Telésforo Cândido de Resende, ás 19h30 acontece a última noite de desfile com os blocos: Caricatos Bola de Fogo, Caricatos Renascer, Caricatos Maskarados, Bené e Caricatos Império dos Dragões. Ainda na avenida, haverá show com Walace e Alex e logo após o grupo Sunga de Pano encerra o carnaval 2014.

Estrutura

Para a realização dos eventos a prefeitura montou uma grande infraestrutura com palco e sonorização na avenida e na praça Tiradentes. Para o conforto dos foliões serão disponibilizados 10 banheiros químicos na praça Tiradentes, que também contará com uma tenda. Na avenida serão disponibilizados 50 banheiros químicos.  Nos dois locais de evento haverá praça de alimentação.

Assim como ocorreu no ano passado a prefeitura trabalha para causar o menor impacto possível no cotidiano da cidade durante o dia. A avenida Telésforo Resende ficará fechada nos momentos em que estiverem ocorrendo os eventos carnavalescos. O Departamento Municipal de Trânsito vai apoiar os blocos e a escola de samba no deslocamento até a avenida para o desfile.  A segurança nos dias de folia terá atuação em conjunto entre a Polícia Militar e Guarda Municipal.

Trânsito

Assim como ocorreu no ano passado a avenida Telésforo Cândido de Resende só ficará fechada durante a realização do evento carnavalesco ficando liberada após os bailes e desfiles de blocos. Segundo o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) a interdição do trânsito de veículos na avenida nos dias 01, 02, 03 e 04 será feito nas proximidades da rodoviária a partir das 15h, ficando liberada á partir das 05h da manhã.

Durante os desfiles dos blocos na avenida nos dias 02.03 e 04, haverá o fechamento no lado direito da via, sentido rodoviária, no horário entre 19h30 às 23h30. Na praça Tiradentes haverá o fechamento na via de 15h até a meia noite no lado onde se localiza o Museu e Arquivo “Antônio Perdigão”.