UAB oferecerá formação de professores que não estão em suas áreas de formação

O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) será o principal responsável por ofertar vagas na nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para a formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação – Rede Universidade do Professor. São 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016 nas instituições federais de educação, sendo 81 mil na modalidade educação a distância, por meio da UAB, e 24 mil vagas presenciais remanescentes.

A proposta da Rede Universidade do Professor é reduzir o número de professores que lecionam disciplinas para as quais não têm a formação adequada. A prioridade é a formação de professores efetivos da rede pública na área em que já estão atuando.

Os professores só poderão se inscrever para o curso correspondente à disciplina que lecionam na rede pública. As vagas são reservadas para docentes que atuam nas seguintes disciplinas: matemática, química, física, biologia, português, ciências, história e geografia.

Calendário

Os professores interessados em complementar sua formação poderão se inscrever nos cursos por meio da Plataforma Freire, entre 5 de abril e 5 de maio. No momento da inscrição o professor poderá escolher entre a modalidade a distância ou presencial. Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de educação terão de 6 de maio a 6 de junho para validar as inscrições dos docentes. O resultado será divulgado até 30 de junho e os cursos a distância terão início já no segundo semestre deste ano, com prioridade para a formação de primeira licenciatura.

UAB Lafaiete

Em 2007 iniciaram as atividades do Polo UAB em Conselheiro Lafaiete com graduações de Administração Pública e Matemática, estas ministradas a cargo da Universidade Federal de Ouro Preto.

Em 2008 começaram os cursos de Pedagogia e Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

No primeiro semestre de 2009 o Polo UAB passou pela expansão predial passando a operar com mais salas e com a oferta de novos cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Em 2014 o Polo passou a contar com cursos de pós graduação da Universidade Federal Fluminense.

Atualmente o programa atua em Lafaiete com 4 instituições de ensino superior (IES), 10 cursos e 286 alunos além de promover cursos de tecnologias para a terceira idade como ação extensionista.

Polo UAB Lafaiete
Rua Padre Teófilo Reyn, 990, São Dimas