UPA Lafaiete recebe visita da Unimed e se consolida em segurança

270

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Lafaiete recebeu na última terça-feira (23/09) uma visita técnica da Unimed para conhecer o trabalho desenvolvido no Núcleo de Segurança do Paciente. Em apenas seis meses de implantação, a unidade já demonstra resultados expressivos e se tornou referência regional em qualidade e segurança assistencial.

Desde março deste ano, a UPA iniciou capacitações para implantar protocolos, fluxos e rotinas alinhados às Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela RDC nº 36 de 2013. Os avanços já se refletem na melhoria do atendimento à população.

A diretora da UPA, Ana Paula de Melo, ressaltou o empenho da equipe. “Estamos trabalhando para tornar a unidade exemplar e que cuide de forma humanizada da comunidade. Apesar de recente, ela já é vista como referência, graças ao apoio do INTS e do ICISMEP”.

União de equipes fortalece o trabalho

Durante a visita, a enfermeira Luana Silveira, presidente do Núcleo de Segurança do Paciente, destacou que o bom desempenho está ligado à integração das equipes. “Segurança do paciente também é segurança dos colaboradores. É gratificante perceber que esse esforço conjunto inspira outras instituições”.

As representantes da Unimed, Ana Flávia Barbosa e Ana Flávia Silva Alves, elogiaram os resultados conquistados em pouco tempo e manifestaram interesse em futuras parcerias para troca de experiências.

SUS inspira setor privado

O diretor administrativo do INTS em Minas Gerais, Wagner Magesty, avaliou a visita como um marco. “Um serviço privado vir conhecer de perto o trabalho realizado no SUS demonstra que estamos expandindo fronteiras. A dedicação da equipe de Lafaiete é contínua e tem foco total no paciente”.

Além da Unimed e da equipe da UPA, participaram do encontro dirigentes do INTS, entre eles o diretor médico Dr. Murilo Marques, a coordenadora assistencial Camila Menezes, a coordenadora de operações Reigiane Azevedo, o diretor técnico Dr. Giulliano Rubatino, a coordenadora de projetos Poliana Gonçalves Marota e as enfermeiras Luana Silveira e Érica Rodrigues.

Com apenas meio ano de funcionamento, o Núcleo de Segurança do Paciente já se consolida como exemplo de integração, qualidade e humanização, reforçando o compromisso do INTS e do Consórcio Público ICISMEP em fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).