A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização, informa que recebeu mais uma remessa com 1.239 (mil duzentas e trinta e nove) doses da vacina contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde, por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Conforme os critérios estabelecidos no Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue – 2024 e na Nota Técnica nº 08/2024, daremos continuidade a vacinação de crianças com idade entre 10 a 14 anos. O esquema vacinal é de duas doses, sendo o intervalo de três meses entre as doses. A escolha da faixa etária se dá baseado nas taxas de hospitalização por dengue nos últimos cinco anos no Brasil. Essas diretrizes foram definidas com base em evidências epidemiológicas e logísticas, visando à proteção prioritária desse grupo etário.
A vacinação acontecerá no dia 16 de agosto (sábado), no horário de 08:00h às 15:00h, nas seguintes unidades de saúde:
- Unidade Central de Vacinação
Situada na Avenida Dom Pedro II, nº170, bairro: São Sebastião.
- UBS Maria Celeste Fonseca Ribeiro (ESF Ito Alves)
Situada na rua Ito Alves, nº195, bairro: Rochedo
- UBS Bellavinha (ESF Resende e ESF. São Judas Tadeu)
Situada a rua Pedro Bellavinha, nº300, bairro: Bellavinha.
Para ser vacinado, é necessário estar acompanhado pelos pais ou responsáveis e apresentar:
- Cartão de vacinação;
- Cartão do SUS ou CPF;
- Comprovante de residência.
Ressaltamos que a aplicação das vacinas seguirá rigorosamente o cronograma estabelecido e os protocolos técnicos recomendados, garantindo a segurança e eficácia da campanha de imunização.
A vacina é uma aliada fundamental no combate à dengue, doença que pode causar complicações graves e, em casos mais severos, levar à morte.
ATENÇÃO: Pessoas que tiveram dengue recentemente devem aguardar um período de seis meses após a infecção para iniciar o esquema vacinal.
Contraindicação:
- Indivíduos com infecção por HIV, sintomático ou assintomático;
- Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida;
- Indivíduos recebendo terapia imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos (que antecedem quatro semanas a vacinação);
- Doença febril aguda;
- Gestantes;
- Mulheres que estejam amamentando.