Vacinação contra a raiva animal bate recorde em Lafaiete

720

As ações desenvolvidas pelo município de Lafaiete na área de zoonose, que inclusive foram apresentadas em Brasília como modelo, estão dando resultados. Prova disso foi o resultado positivo da última campanha de vacinação contra raiva.

Coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses, a campanha teve períodos diferenciados para as zonas rural e urbana. O número de animais imunizados superou as expectativas.

Na zona rural aproximadamente 2 mil animais foram vacinados no período entre 30 de maio e 20 de junho.

Já no último sábado 25/06 foi dia de vacinação na zona urbana. O número de atendimento foi recorde. A gerente de Vigilância Ambiental, Carla Sássi informou que entre cães e gatos, foram vacinados 16.262 animais. No ano passado, foram vacinados 15.547. A alta procura provocou também um fato inédito que foi o esgotamento do estoque de vacinas. Carla Sássi, no entanto tranquiliza os proprietários de animais: “Nunca tinha acontecido de as vacinas acabarem antes do término da vacinação. Como estas vacinas são fornecidas pelo Estado, vamos buscar em nossa regional as doses que faltam para oferecer no CCZ a partir de quarta-feira”. Para a veterinária o sucesso da campanha é resultado do trabalho feito pelo CCZ de buscar a conscientização das pessoas. “Em todos os postos foi possível observar muitos animais que foram castrados em nosso projeto e outros retirados das ruas. Este é um reflexo de que a população está se conscientizando cada vez mais quanto às obrigações em relação a seus animais”, avaliou.

Os proprietários que não conseguiram vacinar seus animais no sábado (25) poderão levá-los até o CCZ para a imunização. A previsão é que as vacinas estejam disponíveis na próxima quarta-feira (29).

O CCZ funciona na rua Pedro Camargo, 241 São Sebastião no horário de 8h às 12h e de 13h às 16h.

Informações pelo telefone de 3769-2229.