Visita técnica às obras do hospital regional será nesta semana

635

Encontro__Visita-tecnica_Obras-Hospital-Regional_01O prefeito de Conselheiro Lafaiete saiu do encontro com o secretário estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, na última quinta-feira 30/7 com boas notícias.

Em encontro ocorrido na Cidade Administrativa (sede do governo de Minas Gerais), em Belo Horizonte, Dr.Ivar ouviu do secretário do governo Pimentel opiniões e defesa de ideias semelhantes à sua, no que tange à obra do hospital regional.

Encontro__Visita-tecnica_Obras-Hospital-Regional_02Assim como Dr. Ivar, o secretário estadual de Saúde vê falhas no projeto inicial. “Primeiro, ele foi projetado de um tamanho que hoje não se constrói mais hospital no país. Quando eu faço um hospital muito pequeno eu encareço o próprio custo deste hospital. Segundo, ele foi projetado numa área que obrigatoriamente precisa ser um hospital regional. Ele não é um pronto socorro municipal; é um hospital regional, portanto precisa de uma maior complexidade. Terceiro ele tem uma área administrativa muito grande”, disse Fausto Pereira dos Santos, atentando para a necessidade do aumento do número de leitos, inicialmente projetado para apenas 70.

Encontro__Visita-tecnica_Obras-Hospital-Regional_03Para Dr. Ivar o pensamento do secretário, como alguém que entende do assunto, não poderia ser diferente. “Falamos a mesma língua. Defendi desde o primeiro dia de nosso governo um novo projeto que defina pela construção de um hospital regional (e não pronto socorro), com eliminação do andar administrativo para transformar em mais leitos e que não se faz mais hospital daquele tamanho no Brasil”, disse o prefeito.

Visita Técnica agendada

Durante o encontro o prefeito de Lafaiete apresentou ao secretário de Saúde comprovante de envio da prestação de contas pelo município ao Estado, inclusive das informações complementares solicitadas em abril de 2015 e enviadas em junho pela prefeitura. Diante do que, ficou acordado o envio de uma comissão técnica à Lafaiete nos próximos dias 5 e 6 de agosto para uma análise inicial da obra.

Também ponto comum entre o prefeito e o secretário de Estado é a necessidade da realização de um novo projeto para uma nova licitação. Só a partir daí há possibilidade de se reiniciar a obra. “Desde o principio sempre dissemos que a obra é do Estado, assim como a responsabilidade pela sua retomada. Ao município cabe apenas geri-la. Para nós o importante é que o hospital seja concluído para atender a população que tanto precisa. Não queremos aqui méritos para se seja inaugurado em nossa administração. O importante é que ouvimos do Fausto que o governador Pimentel assumiu o compromisso de concluir a obra, e o fará. Por outro lado, não podemos nos furtar a verdade. Trabalhamos sim, cumprimos com nossa obrigação, informamos, prestamos contas e isto já está provado. Tanto que ainda nesta semana uma comissão do Estado estará aqui em Lafaiete para esta visita técnica. È um passo importantíssimo para começar desenrolar este imbróglio desta obra, que não foi criado por nós”, finalizou Dr.Ivar.