Prorrogado o prazo para o Cadastramento Escolar 2017

Foi prorrogado até o dia 24 de junho o prazo para o Cadastramento Escolar 2017. A decisão é da Secretaria de Estado de Educação.

O coordenador de Ações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete, Luciano Rodrigues dos Anjos, informou que a procura por vagas no ensino público foi muito grande nesta semana, no período de 13 a 17 de junho. Em apenas cinco dias foram realizados mais de mil cadastros; número superior a todo período de cadastramento no ano passado.

A qualidade do ensino público municipal em Lafaiete foi apontada por Luciano como um dos fatores que contribuíram para o aumento da demanda. “Antigamente apenas uma escola municipal era apontada como referência no ensino e hoje todas são de qualidade. Por isso há uma grande procura por vagas nas escolas do município. E são nas diversas escolas e não mais centralizado em uma”, frisou Luciano.

Outro fator apontado é o momento de crise financeira que o país atravessa, fato comprovado pelo alto número de transferências de alunos do ensino particular para a rede pública.

O cadastramento

O cadastramento, que garante uma vaga em escola pública, pode ser feito no prédio da Semed situado à praça Barão de Queluz, nº 11, próximo à Matriz Nossa Senhora da Conceição, de 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h. O cadastramento tanto para escolas municipais quanto estaduais deve ser feito na Semed. Certidão de nascimento da criança (original e cópia).

Devem ser levados originais e cópias de comprovante de residência em nome do pai, mãe ou responsável legal pela criança; e de comprovante de escolaridade para alunos de escolas particulares e estudantes vindos de outras localidades.

Devem fazer o cadastramento:

• Educação infantil – Crianças com 04 anos completos ou que irão completar até o dia 31 de março de 2017.
  • Ensino Fundamental – Crianças com 06 anos completos ou que irão completar até o dia 31 de março de 2017 para a Rede Municipal (Lei 5.687 de 27 de novembro de 2014)
  • Ensino Fundamental – Crianças com 06 anos completos ou que irão completar até o dia 30 de junho de 2017 para a Rede Estadual.
  • Alunos vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares.
  • Candidatos que desejam retornar aos estudos.