Início Destaque CAIC E IFMG/OB REALIZAM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

CAIC E IFMG/OB REALIZAM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

463

Visando oferecer apoio técnico-pedagógico aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que apresentavam dificuldades acentuadas de aprendizagem, a Escola Municipal Dr. Rui Pena – CAIC em parceria com as alunas do curso de Pedagogia do IFMG de Ouro Branco que participam do Programa de Iniciação à Docência – PIBID construíram o projeto de intervenção pedagógica do ensino remoto.
Os alunos foram selecionados entre as professoras e a analista educacional, Rosangela Magalhães. A professora supervisora do PIBID, Liamara Verdolim, recebeu um parecer educacional sobre o perfil de aprendizagem de cada aluno selecionado, bem como os números de telefone de contato das famílias. A interlocução entre direção escolar, coordenação pedagógica, professoras regentes, professora supervisora do PIBID e estagiárias é feita periodicamente através de reuniões on line e grupos de whatsapp.
As estagiárias organizaram sob a supervisão da professora supervisora do PIBID o contato com os pais dos alunos para agendar uma entrevista e um contato inicial com os alunos oferecendo a participação no programa. A proposta é a partir do estudo de caso feito pelas estagiárias com os alunos e o contato com os professores regentes elas organizarem atividades lúdicas, visando auxiliá-los nas dificuldades de aprendizagem que eles apresentavam.
Todo início de mês é feito a troca das atividades com as famílias. Cada aluno recebe além do material regular de estudo, caixas devidamente higienizadas e lacradas com todas as atividades de intervenção que serão realizadas pelas crianças naquele mês, com as orientações para a realização de cada atividade. É feito o registro da intervenção em portfólios sob a orientação da professora supervisora.
A intervenção é feita fora do horário escolar e o contato das estagiárias com as famílias/alunos é realizado duas vezes por semana via whatsapp ou por videoconferência, onde é realizada a orientação para a realização das atividades confeccionadas para os alunos e o feedback dos pais sobre o desempenho deles. São duas atividades semanais voltadas para a alfabetização de linguagem e matemática.
Para o diretor da Escola Municipal Dr. Rui Pena – CAIC, Prof. Eduardo Souto, essa parceria com o IFMG é benéfica para ambos os lados pois a escola melhora a sua qualidade de ensino e os estagiários adquirem maior experiência em cada contato com os alunos e professores. “Nossa escola sempre esteve e sempre estará aberta a novas parcerias e ações que visem contribuir com a formação de nossos alunos”, concluiu o diretor que também agradeceu à coordenação pedagógica e a todos os professores da escola pelo trabalho de excelência que estão desenvolvendo no ensino remoto.
Sobre o PIBID:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um Programa de iniciativa da Capes/MEC para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. A intenção é elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura. Atualmente a Escola Municipal Doutor Rui Pena – CAIC é a escola pública pioneira nesta parceria com o IFMG Ouro Branco.