CAIC PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS

945
0

Vinte e dois profissionais da E. M. Dr. Rui Pena – CAIC, entre eles, diretor, analistas educacionais, professores da creche, pré-escola e Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), auxiliares escolares e monitores de educação inclusiva participaram de capacitação Metodologias ativas.
Metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.
A capacitação foi realizada pela Faculdade Santa Rita – Fasar e aconteceu em duas turmas. Segundo a Coordenadora do curso de Pedagogia, Wanderleia Moreira, a Fasar tem como objetivo contribuir com a melhora na qualidade da educação através de capacitações oferecidas aos seus ex-alunos e demais profissionais da região.
Para o diretor da escola, Prof. Eduardo Souto, as metodologias ativas devem ser a educação na atualidade, pois estimulam o estudante a adquirir competências, não só técnicas, mas também humanísticas e éticas valorizando as peculiaridades individuais em meio à diversidade presente em sala de aula.