Comissão montada pelo prefeito Ivar conclui estudos sobre variante da BR 040

Comissao_conclui_estudos_sobre_variante_da_BR-040Após quatro meses de trabalho, a partir de determinação do prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto, a comissão formada para analisar a melhor localização para construção de uma variante da BR 040 na região, apresentou o seu relatório final, em formato de um completo dossiê, com estudos técnicos que consideram a segurança, trafegabilidade, logística, e outros critérios para evolução da cidade e região, com menor impacto viário.

A empresa Via 040, concessionária que explora o trecho privatizado da BR 040 que inclui Conselheiro Lafaiete, confirmou que o projeto já está em estudo. O contrato prevê que, num prazo de cinco anos, deverá construir um contorno rodoviário no perímetro urbano de Lafaiete.

A comissão ouviu segmentos diretamente inseridos no cotidiano da futura variante. Após vários debates, o Ministério Público, SOREAR (Sociedade Regional de Engenheiros e Arquitetos de Conselheiro Lafaiete), Polícia Rodoviária Federal, prefeitos da região do Alto Paraopeba associados à AMALPA, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito, Gabinete e as secretarias municipais de Obras e Desenvolvimento Econômico de Lafaiete elaboraram um parecer por escrito das fundamentações para o local mais apropriado da Variante.

A comissão fez a compilação de todos os documentos, e após análise criteriosa e de maneira unânime foi diagnosticado a melhor alternativa para a variante é pelo setor Leste, ao lado direito da via, sentido Rio de Janeiro / Brasília, interligando a BR 040 à BR 482 (Conselheiro Lafaiete / Vale do Piranga) e rodovia MG 129 (Conselheiro Lafaiete/ Ouro Branco) à BR 040.

O dossiê contendo a decisão de construção da variante no setor Leste foi encaminhado para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Via 040, empresa do grupo Invepar, concessionária responsável pela gestão do trecho da BR-040, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG).

“Fizemos a nossa parte. Foi um trabalho muito criterioso, ouvindo os setores envolvidos, com contribuição de pessoas comprometidas com nossa cidade e região. Foi priorizado aquilo que é benéfico para a comunidade de Lafaiete seu entorno. Sabemos da necessidade do desenvolvimento e conhecemos os transtornos que ele traz; e uma das consequências é justamente a questão do trânsito. Agora vamos aguardar o andamento de todo este processo pela empresa concessionária da BR. È uma obra para longo prazo, mas temos a certeza de que o primeiro passo foi dado, e da melhor maneira possível”, afirmou o prefeito Dr. Ivar.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico disse esperar que o pleito apresentado seja atendido. “A variante precisa ser realizada no setor Leste. Esta definição foi feita com base em muitos estudos e análises. Apesar de inciativa do Executivo, tivemos a contribuição de outros setores justamente para que ficasse claro que o que se pensa é no melhor para Lafaiete e região como um todo; não em questões individuais. Agradecemos a todos os envolvidos para conclusão do diagnóstico apresentado e confiamos no sucesso das tratativas junto à empresa concessionária da estrada”, afirmou Dalla Vedova.