Conselheiro Lafaiete terá representante na maior imersão de governo digital do mundo

219
0

O SEBRAE MINAS premiou no último dia 17 de abril, nove municípios do estado, no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Na ocasião, concorrendo com mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios de Minas Gerais, Conselheiro Lafaiete alcançou duas conquistas: o primeiro lugar na categoria Governança Territorial, com o projeto “Serviço de Inspeção: Sua Importância na Implantação do SIM Consorciado”, que é uma parceria entre Lafaiete e o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba – CODAP e visa a fiscalização de produtos de origem animal na região do Alto Paraopeba. O segundo projeto premiado foi o “Festival Gastronômico Sabores das Villas”, que conquistou o vice-campeonato na categoria Turismo e Identidade Territorial.

Como parte da premiação, o SEBRAE está custeando a ida dos representantes dos municípios vencedores à Estônia e Finlândia, para participarem da maior imersão mundial de governo digital, sendo duas referências mundiais em melhoria de ambiente de negócios, educação, turismo, compras públicas e governo digital, visando ampliar os conhecimentos e experiências dos municípios nos negócios e desenvolvimento econômico.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana, integrará a missão como representante de Conselheiro Lafaiete, esperando com isso trazer as melhores experiências em gestão pública e inovação, para fortalecer o ecossistema local (INOVAP) e ampliar as oportunidades de crescimento tanto a nível local quanto regional.

A imersão contará com visitas à embaixada do Brasil em Tallinn, capital da Estônia, reuniões com autoridades dos dois países e representantes de grandes empresas atuantes no setor de desenvolvimento e tecnologia, além de participação no principal evento mundial na área de governança digital, o E-Governance Conference, que reunirá estrategistas do setor público, tomadores de decisão e implementadores de políticas do mundo todo, visando traçar um caminho futuro para a transformação digital.

Com isso, nossa cidade terá a oportunidade de trocar experiências e acompanhar de perto os maiores avanços em iniciativas públicas para a inovação, aprimorando a gestão e atraindo oportunidades para o desenvolvimento do Município.