Desfile de Sete de Setembro leva multidão na avenida em Lafaiete

Desfile-de-Sete-de-Setembro_2015_014Uma multidão foi para avenida Telésforo Cândido de Resende acompanhar o Desfile Cívico/Militar de 07 de Setembro, nesta segunda-feira em Conselheiro Lafaiete, organizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

Este ano o desfile teve como tema a “Educação”, retratado na avenida pelas Escolas Municipais: “Napoleão Reis”, “Prof. Luiz Carlos Gomes Beato”, “Doriol Beato” e “Meridional”. Os estudantes lembram as recentes conquistas da Educação e prestaram homenagens a diretores e educadores que fizeram parte da historia do ensino público no município.

Desfile-de-Sete-de-Setembro_2015_015Pela primeira vez o trecho onde foi realizado o desfile foi cercado por grades de proteção, garantindo a segurança do público e melhorando o espaço para a passagem das entidades na avenida.
Desfile-de-Sete-de-Setembro_2015_08Outra novidade foi a realização da encenação do Grito do Ipiranga. O Ato histórico que marcou a independência do Brasil em 1822 foi representado pelo Clube do Cavalo e pelos Amigos Cavaleiros da Lua Cheia. A representação teatral arrancou aplausos do público e marcou o retorno dos Cavaleiros da Lua Cheia e do Clube do Cavalo ao desfile na avenida.

Mais uma vez o desfile militar contou com participação do 31º Batalhão de Policia Militar, Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra, que este ano desfilou acompanhado de um veículo blindado Urutú, do 4ª Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Santos Dumont-MG e de três caminhões do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, da cidade de São João Del Rei-MG. Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, de Resende-RJ também estiveram presentes na avenida.

Desfile-de-Sete-de-Setembro_2015_12Também fizeram parte do desfile o tradicional “bandão” composto por integrantes de várias agremiações musicais da cidade, além da Guarda Municipal, Escoteiros, Capítulo Demolay, Ordem das Filhas de Jó, Maçonaria, Associação do Bairro São Dimas, Clube Garagem Antiga (carros antigos), Sociedade Musical Santa Cecília, Desbravadores Aventureiros, Banda Cultura Racional Universo em Desencanto e Conselhos de direitos.

Desfile-de-Sete-de-Setembro_2015_00Presente ao evento o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto demostrou a alegria de ver a avenida lotada na comemoração do dia da Pátria. Dr. Ivar agradeceu as agremiações que desfilaram e ressaltou encenação do Grito do Ipiranga “uma inovação bem acolhida pelo público presente”.

Desfile-de-Sete-de-Setembro_2015_013O vice-prefeito e secretário de Educação, Darci Tavares ressaltou que o tema do desfile demonstra as ações da administração municipal no ensino público. Segundo Darci Tavares o Sete de Setembro também demonstrou o civismo da população lafaietense que foi em massa para a avenida.