Dia das Violas de Queluz em 2016 terá homenagem à músicos

violas

A cidade das Violas de Queluz homenageia aqueles que respeitam, preservam e difundem sua história. Como ocorre desde o ano de 2009, quando foi sancionada a Lei Nº 5.141 que instituiu o “Dia Municipal das Violas de Queluz”, acontece na próxima terça-feira, 29 de março a solenidade alusiva a data.

Tradicionalmente personalidades recebem o reconhecimento oficial, feito pelo município. Este ano os homenageados são: Banda Scarcéus, Tuca Boelsums (Frederico Leão Boelsums) e Leonardo Kenji Yoshika. Cada um, com sua arte e ofício contribuem para a divulgação e preservação da Viola de Queluz.

Banda Scarcéus

De Minas Gerais para trilhas sonoras de novelas globais! Essa é parte da trajetória do Scarcéus, que iniciou sua carreira no final dos anos 90, na cidade de Conselheiro Lafaiete.  Em uma de suas composições “Meu Chegado”, o grupo enaltece as riquezas de Minas Gerais e canta seu povo. Na letra avisa: “Se precisar “nós pega” na viola pra tocar umas “moda” e fica tudo bem”. E no refrão convida: “Ô meu chegado, vem cá tocar viola pro povo cantar”. Entre outras participações especiais , no clip da música, que escolhida para a trilha sonora institucional da TV Globo Minas para homenagear Minas Gerais, a Banda Scarceus teve participação especial de Walter Salgado, descendente de uma das famílias percursoras da fabricação da Viola de Queluz.

Tuca Boelsums

Compositor, violeiro, seresteiro e ex-integrante do inesquecível grupo musical lafaietense Queluz de Minas, Tuca Boelsums grande interprete da musica popular brasileira leva no seu jeito de ser, no seu trabalho e na vida a alma de violeiro. Além do desprendimento de ensinar aqueles que dele se aproxima, Tuca desenvolve projetos musicais como“Grupo Viola Inviolada” e “Rios ao Luar”, participando de festivais Brasil a fora levando o nome das violas.

Leonardo KenjiYoshika

Conhecido como Leo Japa, o líder da Banda Mago Zen é compositor, cantor e instrumentista. Sempre presente nos eventos culturais e artísticos da cidade,desenvolve um trabalho como luthier, restaurando instrumentos de cortas, inclusive Violas de Queluz.

Programação

A programação oficial das comemorações do Dia Municipal das Violas de Queluz acontecerá no Centro Cultural Solar do Barão do Suaçuí.

9h – Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social haverá uma edição especial do Projeto: “Conheça sua Cidade” com o tema: Violas de Queluz, direcionado ao público da terceira idade.

20h – Entrega de certificados aos homenageados do ano.

20:30h – Roda de Viola.

As violas

A importância das Violas de Queluz como patrimônio histórico e cultural do município de Conselheiro Lafaiete foi ressaltado mais uma vez pela secretária de Cultura, Mauricéia Ferreira Maia, lembrando que a cidade se tornou conhecida nacionalmente pela fabricação das violas que eram produzidas pelas famílias Meirelles e Salgado entre o final do século XIX e início do século XX.

Em quase 10 anos de estudo do poder público municipal, levantando a historia, os registros, as pessoas e as famílias das Violas de Queluz, foi possível produzir dossiê fundamentando o decreto municipal que em 26/11/2014, foi assinado pelo prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto registrando o modo de fazer Violas de Queluz como patrimônio imaterial do município.