Professora Lafaietense é escolhida para participar do Projeto Habitat Marte

A Professora Aline Kessi de Paiva Fonseca, do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Doriol Beato foi selecionada para participar da Missão 73 da estação espacial análoga Habitat Marte em parceria com a AEB – Agência Espacial Brasileira.
Com o objetivo de simular experiências vividas numa estação em solo marciano, a missão realizada pelo professor Júlio Rezende, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ocorrerá entre os dias 7 e 21 de junho de 2021. Com a pandemia de Covid-19, a estação Habitat Marte desenvolveu uma metodologia para missões virtuais adaptadas. Nessa modalidade de missões espaciais virtuais análogas, foram realizadas, até agora, mais de 30 missões, com 200 participantes de 28 países.
Os participantes viverão a experiência de serem astronautas análogos em dez encontros virtuais previstos para concluir a missão e desempenharão diversas atividades nas instalações que simulam uma estação em Marte. Poderão ocupar funções como chefes, pesquisadores, engenheiros, entre outras. Sete estruturas serão oferecidas: estação principal, centro de saúde, centro de engenharia, centro de lançamento, centro de saneamento, centro de engenharia e centro de energia.
O objetivo é buscar a autossustentabilidade pela geração da própria energia, reciclagem de resíduos e produção do próprio alimento. O Habitat Marte está comprometido com o desenvolvimento de tecnologias sociais como: forno solar, cisternas, aquaponia, filtros de água e estufas. O desafio é desenvolver tecnologias que sejam aplicadas tanto no espaço quanto em regiões áridas e semiáridas, ou outras regiões ameaçadas pela escassez hídrica e seca.
As reuniões ocorrerão nas segundas, quartas, sextas e sábados, às 18h30m. Os participantes são convidados a imaginar como será o funcionamento de uma estação espacial em Marte.