Início Destaque Lafaiete comemora Dia das Violas de Queluz

Lafaiete comemora Dia das Violas de Queluz

902

Hoje é comemorado o Dia Municipal da Viola de Queluz, nosso único bem imaterial tombado pelo Patrimônio Histórico. Em comemoração à data várias atividades acontecerão durante todo o dia no Solar do Barão de Suaçuí, que abriga o Memorial das Violas de Queluz. A abertura oficial do evento ocorreu nesta manhã, 29/03, com a presença do prefeito Mário Marcus, o Secretário de Cultura Geraldo Lafaytte, Irmã Ana Renilde Diretora do Colégio Nazaré, alunos e professores da Escola Estadual Narciso de Queiros, Escola Municipal Doriol Beato e Colégio Nazaré.
Ao se pronunciar o prefeito Mário Marcus destacou a relevância da data e a importância de destacar o patrimônio imaterial na cidade. Ele ressaltou sua alegria em receber alunos e professores das escolas, com as quais tem grande afinidade e parabenizou o secretário de cultura e equipe pelo empenho em realizar o evento.
Na programação também foi aberta a exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Nazaré coordenada pela professora Wal Barbosa em homenagem às Violas de Queluz que ficará aberta à visitação até o final da próxima semana. O Memorial das Violas também estará aberto durante todo o dia para visitação. As famílias Meireles e Salgado, precursoras das violas em Lafaiete estarão à disposição para um bate-papo sobre a Viola e encerrando as atividades, às 19:30, será realizado o cerimonial de comemoração seguido de uma animada Roda de Viola, com participação de vários violeiros da cidade.