Lafaiete recebe Selo Prata de Boas Práticas rumo a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV

628
0

Em evento realizado na manhã desse dia 7/12, na Fiocruz, em Brasília, o município de Conselheiro Lafaiete, representado pelo gerente de Vigilância Epidemiológica, Diogo Dias e pela coordenadora do Centro de Promoção da Saúde, Ana Paula Belchior, receberam o Selo Prata de Boas Práticas rumo a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV em consonância com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV é uma estratégia
do Ministério da Saúde (MS) para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema
Único de Saúde (SUS) e der da qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas.
O Selo Prata de Boas Práticas foi confirmado após longo processo de avaliação realizado pelas Comissões Estadual e Nacional de Validação (CNV) e do Departamento de Doenças de Condições Crônicas (DCCI) do Ministério da Saúde. Os técnicos analisaram as iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde no fortalecimento de ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes e crianças.
Nessa etapa, apenas 45 municípios no Brasil alcançaram as metas dos indicadores propostos e avaliados pelo Ministério da Saúde e obtiveram a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e/ou Sífilis ou receberam os Selos de Boas Práticas (Ouro, Prata e Bronze).
Esse é o resultado de um trabalho de anos, que vem sendo realizado por uma equipe de saúde comprometida com as diretrizes do nosso Sistema Único de Saúde (SUS).
Também estiveram acompanhando os técnicos do município a referência técnica em ISTs da SRS/Barbacena, Elisiane Santos e a coordenadora do Programa de IST/AIDS e Hepatites virais da Secretaria de Estado da Saúde, Mayara Almeida.