Alunos das escolas municipais de Conselheiro Lafaiete se preparam para a Feira de Alimentação

As escolas municipais de Conselheiro Lafaiete estão se organizando para a realização da Feira de Alimentação, que acontecerá no próximo dia 14 de novembro, na Praça Tiradentes, centro da cidade.
Serão 10 escolas participantes com seus alunos do 9º ano do ensino fundamental, transformando a feira em uma aula empírica de alimentação saudável, com várias mensagens educativas para quem participar, seja aluno ou frequentador. Os objetivos de cada escola são diferenciados, formando um conjunto de experiências variadas sobre alimentação e saúde.
As escolas participantes são: Arnaldo Rodrigues Pereira, CAIC, Doriol Beato, Jair Noronha, José Aleixo de Matos, Luiz Carlos Gomes Beato, Marinho Fernandes, Meridional, Napoleão Reis e Nilce Moreira.
Cada escola apresentará o projeto que está sendo construído nesta semana. Os projetos são diferenciados e todos têm a função educativa com a participação efetiva de alunos e professores visando promover educação alimentar para melhoria da saúde coletiva.
Na Escola Arnaldo Rodrigues Pereira foi realizado um projeto de pesquisa sobre a produção e importância do consumo diário de verduras e legumes nas refeições. Os estudantes fizeram um trabalho de campo com os agricultores da região, analisando a “cultura do plantio” realizada na comunidade do Almeidas.
No CAIC o tema proposto é pertinente às possibilidades de cozimento dos alimentos e quais vantagens e desvantagens cada forma de cocção pode trazer. Cozinhar faz parte do cotidiano de todos nós e abordar esse tema, traz ainda a possibilidade de fortalecer o vínculo da escola com as famílias.
Na Escola Jair Noronha a proposta é a respeito do uso de temperos industrializados e temperos naturais. Enfatizamos com os estudantes sobre os benefícios dos temperos naturais para o organismo.
Na Escola José Aleixo, o tema foram as frutas. Temos à nossa disposição muita cor, vitaminas, fibras… para explorar e expor
Na Luiz Carlos Gomes Beato, o tema proposto é “Principais doenças transmitidas por alimentos e formas corretas de higienização dos alimentos”. A é mostrar como a falta de higienização e conservação dos alimentos pode afetar a saúde dos indivíduos e causar doenças que poderiam ser evitadas.

A Escola Municipal Professora Nilce Moreira, através de seus alunos do 9* ano, está entusiasmada para apresentar o tema “Macronutrientes na alimentação” na terça-feira dia 14/11, na 1* Feira Escolar de Alimentação.
Os alunos trabalharam o tema em sala de aula com a Professora de Ciências, rendendo discussões interessantes.

“Os macronutrientes têm a capacidade de fornecer energia e fomentar o crescimento e manutenção do corpo. E, por isso, são essenciais para uma alimentação equilibrada e saudável.

A escola, juntamente com seus alunos, pretende trocar experiências, vivências e conhecimento entre os visitantes e os demais expositores.

O trabalho realizado com os alunos do 9º ano da Escola Doriol Beato teve como inspiração alguns dos Objetivo(s) de Desenvolvimento do Milênio ODM 2- Fome Zero e agricultura sustentável e ODM3- Saúde e bem-estar. Trabalhados neste ano com o tema geral SUSTENTABILIDADE. ( 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

Muitas vezes, as partes como talos e cascas são mais ricos em nutrientes e fibras do que as partes que estamos acostumados a ingerir. A alimentação é peça fundamental nesse processo de saúde e bem estar e atrelada ao aproveitamento integral de alimentos e ao consumo de fibras podemos ter uma qualidade de vida melhor.

A Escola Municipal Meridional, juntamente com sua equipe escolar, objetiva no evento da Feira da Alimentação, conscientizar toda a população sobre os Riscos de Consumo Frequente de Ultraprocessados.
Nela pretendemos alertar a população sobre as doenças associadas a esse hábito e promover o resgate da importância de uma alimentação mais consciente, enaltecendo o valor dos alimentos naturais.

O evento acontece na próxima terça-feira, dia 14 de novembro na Praça Tiradentes, com início às 8h e término às 15h, participe.