Empréstimo consignado sem autorização: Procon Lafaiete faz alerta para não cair no golpe

O golpe do empréstimo consignado sem autorização do aposentado ou pensionista é registrado diariamente em todo o Brasil, em Conselheiro Lafaiete não é diferente. A Secretaria Municipal de Defesa Social, por intermédio do Procon Municipal percebeu um crescente aumento nos relatos de consumidores que foram vítimas deste golpe desde o início da pandemia do COVID 19.
O consumidor só percebe que foi vítima quando verifica um valor creditado em sua conta bancária ou quando começam a ser descontadas as parcelas do empréstimo fraudulento.
Um dos agravantes é que a maioria das vítimas são pessoas idosas que não sabem qual o procedimento para cancelar esse empréstimo e, por vezes, acabam por gastar esse dinheiro suportando o pagamento de juros exorbitantes.
Como reclamar:
O primeiro passo a ser seguido é reunir alguns documentos que demonstrem a existência de um empréstimo irregular, sendo:
– EXTRATO BANCÁRIO do mês em que foi depositado o valor referente ao empréstimo fraudulento.
– HISTÓRICO DE CONSIGNADOS que deve ser retirado junto ao INSS, através do acesso ao site/aplicativo meu.inss.gov.br
O segundo passo é registrar um BOLETIM DE OCORRÊNCIA junto a Polícia Militar ou a Polícia Civil.
O consumidor deve ainda registrar a reclamação junto ao Procon Municipal, apresentando os documentos mencionados acima. O Procon Municipal realiza os atendimentos presenciais na Rua Orival Albuquerque, nº 26, bairro Campo Alegre. Para mais informações o consumidor poderá entrar em contato pelo telefone 3769-9010.
Ainda há a possibilidade do registro da reclamação junto ao site consumidor.gov.br, onde a empresa tem o prazo de 10 dias para dar a resposta ao consumidor.
Como evitar:
O consumidor deve acessar o site https://meu.inss.gov.br ou baixar o aplicativo em seu celular e, após “criar a sua conta”, ativar o botão de bloqueio de empréstimo consignado.
O desbloqueio pode ser realizado a qualquer momento.
A orientação é que, havendo necessidade de realizar algum empréstimo, o consumidor faça o desbloqueio (da mesma forma em que foi feto o bloqueio), finalize os procedimentos do empréstimo e bloqueie novamente.
É importante salientar que a senha de acesso a essa conta do MEU INSS deve ser repassada apenas para pessoas de confiança, pois na área de acesso do beneficiário há muitas funções e informações sobre o consumidor, sendo possível até a contratação de empréstimo.
Segundo o Secretário Municipal de Defesa Social, Rolff Ferraz “é de suma importância que as pessoas fiquem atentas, confiram seus extratos a fim de observar a ocorrência de possíveis fraudes em suas contas bancárias. E percebendo alguma movimentação estranha procurem o Procon Municipal para que as medidas pertinentes sejam adotadas.”

Procon Municipal
Secretaria Municipal de Defesa Social