Nota Informativa aos Médicos Veterinários

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete vem por meio deste, realizar um comunicado de seu interesse.

Em detrimento dos últimos acontecimentos e uma nota que será emitida pela Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, no que diz respeito a captura e diagnóstico de um morcego para Raiva em nosso município, comunicamos aos senhores que procurem colocar a vacinação para Raiva em dia, como medida de profilaxia a ser tomada como orientações do Ministério da Saúde, Superintendência Regional de Saúde de Mina Gerais e Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete.

O local onde há disponibilidade para realizar o protocolo vacinal pré-exposição humano em Conselheiro Lafaiete é na Central de Vacinação Municipal, situado na Avenida Dom Pedro II, 178, São Sebastião.  E na Policlínica Municipal situado na Avenida Mário Rodrigues Pereira, 175, Centro, em casos de acidentes envolvendo mordedura e arranhadura de animais. O Médico Veterinário deverá estar com sua Carteira de Registro no Conselho de Medicina Veterinária, cartão do SUS e cartão de vacina. Em caso de já ter realizado algum protocolo de vacinação antirrábica anteriormente, deverá fazer a sorologia e apresentá-la para aplicação do protocolo correto.

Se faz necessário reforçar ainda os cuidados com relação a utilização de EPIs em casos de animais suspeitos para a doença. É uma doença de notificação OBRIGATÓRIA que deve ser realizada imediatamente ao Centro de Controle de Zoonoses quando diagnóstico confirmado para Raiva de qualquer animal, seja ele de grande porte, pequeno porte, silvestre.

Para casos de animais suspeitos, deve ser realizado acompanhamento Médico Veterinário do paciente em um período mínimo de 10 dias, não sendo aconselhável realizar, sob nenhuma hipótese, em caso de animal suspeito para raiva, eutanásia do mesmo, mesmo que seja um estado terminal devido aos riscos de contaminação humana e, ainda se óbito confirmado, deve-se encaminhar o animal embalado com dois sacos plásticos, preferencialmente congelado e lacrado com fita adesiva e em caixa de isopor com gelox, dar entrada do animal ao Centro de Controle de Zoonoses com o documento de identificação preenchido corretamente com todos os dados necessários. Deve-se orientar o tutor responsável a procurar o setor público de saúde (Policlínica Municipal) para maiores esclarecimentos em caso de contato e/ou acidentes por mordedura ou arranhadura de animais suspeitos ou diagnosticados com raiva, para realizar protocolos de profilaxia juntamente com o CCZ e Secretaria Municipal de Saúde.

O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado a Rua Pedro Camargos, 240 – bairro São Sebastião. Telefone para contato: 31 3769-2505