Por falta de verba prefeitura não realizará Carnaval

A grave crise que atravessa o país com reflexo nos municípios, agora afeta a maior festa popular do Brasil, o Carnaval. Várias cidades brasileiras, entre elas diversas de Minas Gerais já anunciaram o cancelamento da festa devido à falta de recursos. Outras a manterão, de maneira mais modesta.

Diante deste cenário, na manhã desta quarta-feira, 13/01, foi a vez da prefeitura de Conselheiro Lafaiete anunciar que este ano não haverá eventos carnavalescos financiados pelo município. Os tradicionais desfiles e  bailes populares na avenida Telesforo Cândido de Resende, Praça Tiradentes e nas comunidades rurais não irão acontecer em 2016.

DSC_0018Em entrevista coletiva cedida à imprensa o prefeito, Dr. Ivar, afirmou que não há recursos para a realização da festa. “É com enorme pesar que anunciamos que não haverá Carnaval este ano. Lamentavelmente não temos dinheiro. Gostamos de Carnaval. Queríamos muito realizar a festa, principalmente pelo sucesso nos últimos três anos quando nosso Carnaval foi acolhedor e familiar, na praça, na avenida e principalmente nas comunidades rurais. Mas, nem tudo que queremos podemos”, afirmou o prefeito.

Dr. Ivar citou ainda outras prioridades neste momento para o uso dos poucos recursos do município, como nas áreas de saúde, assistência social e educação, além de manter em dia o pagamento do salário dos servidores municipais.

A secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia esclareceu que houve a tentativa de terceirizar o Carnaval, porém não houve interesse de empresas. O processo de licitação aberto para esta via de opção não despertou interesse de investidores. Mauricéia explicou que embora não haja suporte financeiro e de estrutura como banheiros químicos e de equipamentos sonorização por parte da prefeitura, isso não impede as agremiações carnavalescas de organizarem eventos. Os blocos que pretendem realizar eventos na própria comunidade deverão protocolar até o dia 25 de janeiro na prefeitura, a solicitação de apoio para ações como  fechamento de trânsito na via pública. A Secretaria de Cultura estará à disposição também para a orientação dos blocos quanto à elaboração de projetos de segurança para realização dos eventos de acordo com o que é exigido pelo Corpo de Bombeiros, entre outros.

Com relação aos desfiles promovidos pela Liga das Entidades Carnavalescas (Lecal), a secretária ressaltou que a entidade se reunirá nesta quarta-feira (13), porém já havia adiantado que sem recursos públicos os blocos não descerão a avenida.

Há informações iniciais, porém, de que alguns blocos irão realizar o Carnaval com iniciativas próprias, além de patrocínios e apoios. “O Carnaval é um grande evento, uma grande tradição. Com ou sem recurso público ele acontece, até mesmo de forma espontânea. Aproveitamos para pedir àqueles que puderem que colaborem com estes carnavalescos, com os blocos que vão realizar o Carnaval em suas comunidades e em outros pontos da cidade”, finalizou.