Prefeitura implantará coleta diferenciada no bairro Santa Matilde

ColetaDiferenciada-297x420mm

No mês de novembro a campanha de estímulo à cidadania “Eu Curto Lafaiete” busca a conscientização da população local para a necessidade de colaboração para manter a cidade limpa. Sendo assim, comemora a implantação do projeto de coleta diferenciada na cidade.

A coleta diferenciada conta com o apoio da Fundação Israel Pinheiro. No começo do ano, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) anunciou apoio para a implantação da coleta seletiva em 15 municípios mineiros, por meio de auxílio técnico do Governo do Estado. Lafaiete manifestou interesse e foi selecionada ao preencher uma série de critérios estabelecidos no Plano Estadual de Coleta Seletiva (PECS). Assim a Fundação Israel Pinheiro, parceira da Feam no programa, elaborou um cronograma e um plano de ações que foram desenvolvidos pela prefeitura.·.

Santa Matilde

A coleta diferenciada será implantada como piloto no bairro Santa Matilde. Para que a população fique inteirada do assunto, uma grande mobilização está sendo feita. No próximo dia 20/11, na praça de eventos da paróquia do Bom Pastor, a prefeitura fará o lançamento da implantação da “Coleta Diferenciada de Resíduo Sólido Urbano” naquela comunidade.  Toda a comunidade do bairro está convidada a participar e obter informações sobre o projeto da Coleta Diferenciada. Durante o evento que acontecerá de 08h às 17h, a comunidade será orientada sobre como fazer a separação dos resíduos secos, considerados recicláveis como papel, papelão, plástico, vidro e metal, daqueles úmidos como materiais orgânicos, restos de alimento, etc..

Segundo a diretora de Planejamento Estratégico da prefeitura, Anne Caroline Antunes Rezende, a coleta dos resíduos recicláveis será feita no bairro Santa Matilde às sextas-feiras durante todo o dia pela Asmarcol (Associação de dos Catadores de Materiais Reciclados de Conselheiro Lafaiete). Já o resíduo úmido continuará sendo recolhido pela empresa responsável pelo serviço de limpeza urbana às terças e quintas-feiras, no período noturno e aos sábados à tarde.

“O objetivo após as experiências colhidas com a implantação inicial é estender a coleta de resíduos recicláveis para outros bairros da cidade. Por isso, além dos moradores da Santa Matilde, pessoas de outros bairros também estão convidadas a conhecer o projeto”, informa Anne.

Parceiros

Além da Fundação Israel Pinheiro a implantação da Coleta Diferenciada conta com o apoio da Tetra Pak, CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental), Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos), Ecovia Tratamento e Valorização de Resíduos, Polícia Militar, Localix Soluções Ambientais, Recóleo, Feira e Arte e Movimento das Águas.