Prefeitura trabalha na recuperação de erosão no bairro Santa Efigênia

erosao 01

O diretor do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras, Gilson José de Oliveira, afirmou que a prefeitura de Conselheiro Lafaiete está empenhada e trabalhando diariamente na recuperação do trecho da rua Santa Efigênia, no início da MG 129, saída para Ouro Branco. Parte do trecho teve de ser interditado devido à erosão causada pelo rompimento de uma adutora da Copasa que levou a um desmoronamento de grandes proporções.

erosao 02

Segundo o diretor, será necessária a utilização de pedras e mais de 800 caminhões de terra para a contenção. Gilson informou que uma empresa fez a doação de 800 toneladas de pedra que já estão sendo utilizadas na contenção da erosão, porém a mesma quantidade ainda deverá ser necessária. Novo pedido de doação já foi formalizado junto à empresa. Ao todo aproximadamente 150 caminhões de terra também já foram depositados no local. “A previsão é que o trecho que está funcionando em meia pista seja liberado em fevereiro, mas isso depende das condições do tempo devido ao período chuvoso. Estamos trabalhando numa época que não é propícia a realização desse tipo de serviço, mas como é emergencial estamos agindo para liberar o mais rápido possível”, explica Gilson José de Oliveira.

O trabalho da prefeitura consiste na recuperação do local até a altura onde está a tubulação para que então a Copasa faça a sua recuperação.

Vandalismo e falta de respeito

erosao 05

Preocupada com a situação de quem transita pelo local, que é de intenso movimento, a prefeitura fez uma sinalização de desvio de trânsito. Porém, vândalos agindo de forma irresponsável quebraram as manilhas colocadas na tentativa de impedir o tráfego de veículos no local e roubaram algumas das placas indicativas que foram instaladas no trecho interditado.

A falta de respeito à sinalização colocada no trecho está provocando riscos de acidentes. “Existe vias de acesso para evitar passar por aquele trecho perigoso, mas as pessoas preferem infringir a lei e arriscar”, frisou o diretor do Departamento de Pavimentação.