Início Destaque Cultura, história e arte marcaram o aniversário de 231 anos da cidade

Cultura, história e arte marcaram o aniversário de 231 anos da cidade

910

Conselheiro Lafaiete completou no domingo (19/09), 231 anos de emancipação política, para comemorar a data diversas atividades culturais e artísticas foram realizadas. Entre os dias 16 a 19 foi realizada a 8ª Jornada do Patrimônio Histórico Cultural de Conselheiro Lafaiete contou com diversas palestras e workshop abordando a importância da preservação do patrimônio. Neste ano o tema da jornada foi “Caminhos do Patrimônio – Contemporaneidade e novos horizontes”.
Já no domingo, 19 de setembro, a programação teve inicio com o hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Estado e do Município na Prefeitura, com a participação da União Musical Nossa Senhora das Graças. Na solenidade o Prefeito Mário Marcus fez seu pronunciamento com uma mensagem de otimismo à cidade, acompanhado do representante da Secretaria de Estado da Cultura José Júnior de Oliveira, Douglas Henriques representado deputado estadual Glaycon Franco, Ana Paula Arruda Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural, Secretários Municipais e Assessores.
Em seguida o Prefeito e comitiva se dirigiram à Praça Tiradentes onde ocorreu o plantio de uma árvore em homenagem à cidade e pelo dia da árvore, comemorado em 21 de setembro. O plantio foi feito em parceria do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Copasa e Colmeia (Coletivo Local de Meio Ambiente).
Na ocasião também houve a reabertura da feira de artesanato Feira e Arte. Durante todo o dia diversas apresentações culturais e artísticas marcaram a importante data. Também foi exibido o documentário “Aldir Blanc abre as cortinas da Cultura de Conselheiro Lafaiete”, fruto do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Cultura produzido por ocasião da instituição da Lei Aldir Blanc de apoio aos artistas. Participaram também a Sociedade Musical Santa Cecília e a Bandinha Centro ó Fônica, que completa 100 anos, encerrou as festividades.