HORTAS COMUNITÁRIAS

2023
0

ho1A horta comunitária em Conselheiro Lafaiete sempre esteve dentro dos programas de governo, no entanto há algumas dificuldades em estruturas, equipamentos e fornecimento de materiais para que o projeto possa acontecer da melhor maneira possível. A SEMDEC, através da Gerência de Agropecuária e Abastecimento gostaria que cada bairro pudesse possuir uma horta comunitária, mas como no atual momento isso não é possível, uma das melhores soluções é que a cidade possa ser subdivida em torno de 10 (dez) áreas e com o apoio das Associações de Moradores de cada área subdivida, juntamente com o apoio técnico do Município, os moradores assumissem a mão de obra das hortas. O município forneceria suporte técnico através de seus profissionais e também alguns subsídios para favorecer o desenvolvimento das hortas.
O principal objetivo é a produção de alimentos de boa qualidade e a baixo custo.
Na agricultura familiar, a produção de olerícolas não admite a utilização de agrotóxicos, evita o uso de fertilizantes sintéticos e realiza o manejo do solo de forma precisa com respeito à natureza respeitando a sustentabilidade.
O Governo Municipal, através da SEMDEC e da Gerência de Agropecuária e Abastecimento estão comprometidos e apoiando a Horta Comunitária do bairro JK e reconhece que são necessárias outras hortas comunitárias, para valorizar o pequeno produtor, a agricultura familiar e principalmente a produção sem agrotóxicos.
O técnico agrícola Sr. Ronan Robson e o agrônomo Sr. Abel Filho que é o extensionista rural do Município através do convênio com a EMATER-MG serão os responsáveis em dar o suporte neste projeto. A assistência técnica será oferecida gratuitamente pelo município com ênfase na agroecologia.
A SEMDEC juntamente com a Gerência de Agropecuária está buscando apoio e divulgação do projeto e principalmente oferecendo suporte aos produtores, pois já foi disponibilizado no Mercado do Produtor Rural, um espaço para as vendas dos produtos produzidos na horta comunitária do bairro JK.
Foi realizada uma visita técnica, no dia 04 de Março e atualmente a horta comunitária do Bairro JK está sendo administrada pela Associação de Moradores e o seu Presidente, o Sr. Glauber Neves vem apoiando e trabalhando junto com outros moradores na produção de hortaliças, o que vem gerando um bom resultado tanto para a alimentação das famílias produtoras quanto para os vizinhos que adquirem os produtos de boa qualidade e a preço acessível. A horta também está gerando renda para 23 (vinte e três) famílias.
Na horta são cultivados: couve, cebolinha, quiabo, mostarda, almeirão, alface, beterraba, couve chinesa, pimenta, taioba, salsinha, jiló, brócolis, cebola e vários de tipos de chás.
Abaixo estão algumas fotos registradas na visita técnica no dia 04/03: