ONU divulga Índice de Desenvolvimento Humano Municipal no Brasil

Darci_e_Luciano_IDHConselheiro Lafaiete comemora o bom resultado no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O IDHM é um índice composto por três áreas do desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Os dados utilizados são os do Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo os dados informados nessa segunda-feira 29/07 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud/órgão pertencente à ONU – Organização das Nações Unidas), Conselheiro Lafaiete é a melhor cidade da região do Alto Paraopeba quando o assunto avaliado é a educação. Neste quesito a cidade atingiu o índice de 0.697, superando cidades como Congonhas, Ouro Branco e Ouro Preto. Lafaiete também tem índice melhor que Barbacena (0.687) e fica muito próximo de municípios como Belo Horizonte, com uma diferença de apenas 0.04 em relação à capital. Segundo o órgão da ONU, o indicador “educação” se tornou mais rigoroso ao exigir mais escolaridade para que um município tenha IDH maior.

Secretário municipal de educação em 2010 (ano de referência dos dados), o atual coordenador do Departamento de Ação Pedagógica da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos, comemora o resultado. “Ficamos muito felizes e com mais responsabilidade ainda. Vamos investir cada vez mais para que estes índices melhorem. Temos condições para isso. Temos excelentes profissionais da educação”, afirmou, destacando que o Lafaiete superou municípios que sempre foram referência em educação como Barbacena e Ouro Preto.

“Todos sabemos que a educação é o único caminho para a transformação humana social, para um país melhor. Com esta valorização da educação na análise da ONU, podemos observar o peso que tem na vida de cada cidadão o acesso ao conhecimento. E nossa administração trabalha para que este acesso seja facilitado”, afirmou o Secretário Municipal de Educação e vice-prefeito, Darci Tavares.

Nas outras duas áreas analisadas, Conselheiro Lafaiete também obteve bons resultados, ficando em segundo lugar entre as cidades da região. Em longevidade o índice foi de 0.860 e em renda 0.736.

A soma total dos três itens analisados coloca Lafaiete em segundo lugar em qualidade de vida na região com o IDHM de 0,761 e a diferença de apenas 0.003 do município primeiro colocado (Ouro Branco).

O prefeito de Lafaiete também comemorou o resultado.  “É um alento saber que a educação do município está no caminho certo e não mediremos esforços para que melhore ainda mais. Mas, também ficamos felizes com o resultado que nos coloca como a segunda melhor cidade em qualidade de vida do Alto Paraopeba. Temos aqui todo o gargalo de problemas de uma cidade polo e ainda assim conseguimos manter uma qualidade de vida para nossos munícipes”.