Pintor e escritor Oscar Araripe foi a grande atração da Semana Nacional dos Museus em Conselheiro Lafaiete

O pintor e escritor carioca Oscar Araripe foi a grande atração da 11ª Semana Nacional dos Museus promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete, entre os dias 13 e 19 de maio. O pintor participou de um encontro no dia 15/05 com alunos do 5º ano da Escola Municipal “Jair Noronha”.

Recém-chegado de Paris (França), onde realizou uma exposição na Galerie Teodora d’Art Contemporai, Oscar Araripe, contou aos alunos um pouco da sua trajetória e destacou a alegria como característica principal de suas pinturas. Residente em Tiradentes (MG), onde criou uma fundação o pintor promove exposições, palestras e lançamentos.

Sobre o Museu e Biblioteca Antônio Perdigão, onde ocorreram as atividades, Oscar afirmou ter uma predileção especial pelo local. O pintor destacou o trabalho museólogo Antônio Perdigão, falecido em 2010, que doou em vida todo o seu acervo pessoal possibilitando a criação do espaço. “Seria importante lançar uma campanha de doação de objetos para o museu, onde a população possa doar peças antigas. É assim que se constrói a história de um povo”, frisou Araripe, que em 2012 ganhou a medalha de ouro na “Olimpic Fine Arts” em Londres, por sua tela “As flores abraçam o mundo”.

Além da participação do escritor também houve durante toda a semana a exposição de trabalhos dos alunos da Escola Municipal “Jair Noronha” que desenvolveram a arte através das cores. Nos dias 16 e 17 de maio aconteceram as oficinas de pesquisa histórica, ministradas pelo professor e historiador Sheldon Augusto, onde foram abordadas as normas de pesquisa e os tipos de fontes utilizadas pelos historiadores. Participaram dessa oficina duas turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Municipal “Napoleão Reis”.

Outra atração foi a apresentação do Coral Madrigal Roda Viva no dia 17/05. O coral apresentou obras do século XVIII integrantes do acervo do Museu da Música de Mariana. Também foram apresentadas canções populares de artistas como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, entre outros. O maestro Geraldo Vasconcelos comentou cada obra, relatando detalhes do período histórico de sua criação e o coral executou cada peça com maestria, especialmente em músicas como “Naquela Estação”, de Caetano Veloso e “Maria, Maria”, de Fernando Brant e Milton Nascimento.

Também fez parte da programação a exibição do filme: “Narradores de Javé” (2003), que ocorreu na Casa de Cultura com comentários da historiadora Rosimar Barbosa, integrante do projeto “Luz, Câmera e História”. Após a exibição, a historiadora debateu com os participantes pontos relevantes, como a multiplicidade das versões da história, mitos fundadores, patrimônio, história oficial versus história oral e sujeitos históricos, entre outros.

Para a secretária municipal de Cultura, Mauricéia Ferreira Maia a comemoração da Semana Nacional dos Museus incentiva a população a visitar o museu da cidade que segundo ela, deve ser visto como um lugar onde a memória e a historia estão preservadas.

A Semana dos Museus tem o objetivo de celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Este ano o evento teve como tema: “Museus (memória + criatividade) = mudança social”.