PREFEITO DE LAFAIETE PARTICIPA DE REUNIÃO COM O GOVERNADOR ROMEU ZEMA SOBRE ENFRENTAMENTO DO CORONAVIRUS

Na manhã desta terça, 19 de maio, o Prefeito Mário Marcus reuniu-se em videoconferência com o Governador de Minas Gerais Romeu Zema, juntamente com outros oito prefeitos de Municípios sedes de micro região de saúde sobre o andamento do enfrentamento do Coronavírus no estado, e na macrorregião Centro Sul, em que Conselheiro Lafaiete está inserida.

O Prefeito atualizou o Governador sobre o andamento das ações sanitárias e a situação da cidade, e fez demandas de apoio ao setor da saúde.

Foi tratada, ainda, a preocupação com o agravamento da crise econômica em Lafaiete, que tem grande dependência do comércio, sendo discutida a retomada gradativa e responsável das atividades econômicas suspensas, especialmente em virtude das deliberações da mais recente reunião da macrorregião, ocorrida ontem, que limitou os Prefeitos à adesão ao Programa Minas Consciente apenas na onda verde, muito restritiva quanto o funcionamento das atividades econômicas, não permitindo a esperada progressão de onda. O Prefeito manifestou ao Governador sua insatisfação com a limitação e solicitou auxílio quanto à progressão da retomada econômica, uma vez que Lafaiete está adimplente com a estruturação do sistema de saúde planejada para o enfrentamento da COVID-19 e tendo efetividade na contenção da doença.

Por fim, o Prefeito reafirmou ao Governador a importância da retomada das obras de conclusão do hospital regional, paralisadas desde 2012, que foi anunciada por Zema recentemente em coletiva, após intensas articulações do Prefeito Mário Marcus e do Deputado Glaycon Franco.

Também participaram da reunião o Secretário de Governo Igor Eto e o Secretário Geral do Estado Mateus Simões.