“Minha Casa, Minha vida” é tema de audiência pública em Lafaiete

No último dia 08/09 a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete promoveu uma Audiência Pública com o objetivo de esclarecer a funcionalidade do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no município. O encontro aberto à comunidade reuniu autoridades do Poder Executivo e do Legislativo, além de representes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e de entidades ligadas o setor de habitação.

Audiencia_Publica_Minha-Casa-Minha-Vida_01

Durante a audiência o gerente geral da Caixa Econômica Federal de Conselheiro Lafaiete, Gilberto Luiz Rocha Milagres, informou que nos próximos dias deverá ser assinado o contrato para a construção das primeiras 142 unidades (Faixa 1) na cidade. Ele esclareceu ainda que os imóveis da Faixa 1  são limitados ao custo de R$ 60 mil reais, o que não gera interesse das empresas particulares, já que os imóveis da Faixas 2 e 3 podem chegar até aos R$ 115 mil reais de custo.

Audiencia_Publica_Minha-Casa-Minha-Vida_02

A secretária de Desenvolvimento Social, Zilda Helena dos Santos Vieira ressaltou as dificuldades enfrentadas nas questões burocráticas para a implantação do “Minha Casa, Minha Vida”. Segundo a secretária, uma das ações realizadas pela prefeitura para implantar o programa foi a reativação do Conselho Municipal de Habitação, porém há dificuldade no seu funcionamento devido a falta de interesse de algumas entidades. Outra ação foi a formação de uma comissão municipal para analisar a implantação do “Minha Casa, Minha Vida”. Zilda frisou que o município já assinou o termo de adesão ao programa junto ao Governo Federal. Com relação aos critérios e os valores salarias que se enquadram em cada faixa do programa a secretária explicou que apenas o Faixa 1 precisa de aprovação da prefeitura. As demais faixas não precisam, já que são comercializadas diretamente pelas empresas. A previsão  é que as moradias sejam construídas no bairro Parque Dom Bosco e na região do bairro Amaro Ribeiro, no lugar denominado Parque das Palmeiras.

Recentemente a Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou o recadastramento visando a atualização dos dados das famílias que se encaixam na Faixa 1 e que realizaram o cadastro junto ao município em 2009.  Segundo dados da secretaria, estão cadastradas 3.200 famílias.

Também participaram da Audiência Pública os secretários municipais, Túlio Dutra (Obras), Luiz Carlos Cerqueira (Planejamento).