Secretaria de Educação comemora o Dia Nacional do Surdo

Celebrado anualmente em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo criado pela lei nº 11.796 de 2008, tem o objetivo propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Essa data foi escolhida em homenagem à fundação da primeira escola para surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação para Surdos (INES), em 1857, no Rio de Janeiro.
No Brasil, a Lei nº 10.436/2.002 foi um marco importante para a comunidade surda brasileira, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público. Em Conselheiro Lafaiete o Projeto de Lei nº53/2023, institui a Lei Clarissa Fernandes, que reconhece oficialmente a Língua Brasileira De Sinais – LIBRAS no Município.
Com a proposta de valorizar a cultura e garantir o acesso do direito educacional à aluna, na sala da Professora Michelle e a Intérprete de LIBRAS Camila, na Escola Municipal Jadir Pinto de Azevedo, utiliza como estratégia educacional a inserção da comunicação integral a todo momento em seu processo e nesta data faz um estudo da importância da LIBRAS para a comunicação e leva esse conhecimento a toda comunidade escolar de maneira lúdica e interativa com todos os alunos.