1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta contra a AIDS

1764
0

Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s. O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate a AIDS, definido internacionalmente, como o dia 1º de dezembro, tornando-se uma data voltada para que o mundo una forças par a à conscientização sobre a AIDS.
Segundo dados mais recentes do UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, cerca de 37,9 milhões de pessoas viviam com HIV em todo o mundo até dezembro de 2018 e, destas, 24,5 milhões tinham acesso à terapia antirretroviral – medicamentos capazes de salvar vidas – até junho deste ano. Apesar deste enorme avanço, o mundo ainda registrou 1,7 milhão de novas infecções em 2018 e 770 mil mortes em decorrência da AIDS.
Em Conselheiro Lafaiete, o Centro de Promoção da Saúde disponibiliza testes rápidos para o diagnóstico da infecção pelo HIV, Hepatites B e C e Sífilis. Os exames são realizados gratuitamente e de maneira sigilosa. Antes da realização do teste há um processo de aconselhamento para facilitar a correta interpretação do resultado pelo (a) usuário (a). Em caso de alterações no resultado dos exames o acompanhamento inicia-se imediatamente. Os casos de HIV/AIDS e Hepatites são tratados no CPS e os casos de Sífilis são acompanhados pelas unidades de Estratégia de Saúde Familiar (ESF) do município.
Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, o Centro de Promoção da Saúde não irá realizar o evento em alusão o dia Mundial de Luta Contra AIDS, porém os testes continuam sendo realizados em sua sede.N
Quem desejar realizar os testes pode procurar o Centro de Promoção da Saúde situado na Avenida Dom Pedro II, 190, Bairro São Sebastião ou agendar pelo telefone 3769- 9054.

PROTEJA-SE DO HIV E OUTRAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – IST.
USE CAMISINHA.