Julho Amarelo, mobilização pela prevenção às hepatites virais. Faça o teste, é gratuito e sigiloso

1615
0

Em julho acontece em todo o país a campanha Julho Amarelo, dedicado à conscientizar a população sobre a importância da prevenção e o controle das hepatites virais.
Neste ano a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) se uniu à Organização Pan-americana de Saúde (Opas) na campanha do Julho Amarelo, que ganhou o nome “Não Vamos Deixar Ninguém Para Trás”. O objetivo é estimular o diagnóstico e o acompanhamento adequado das hepatites.
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, esclarece sobre a doença, formas de prevenção e tratamento. Informa, ainda, como as pessoas podem fazer o teste que é gratuito e sigiloso. Em Lafaiete, atualmente, existem 18 pacientes em tratamento para hepatite C e nenhum para hepatite B.
Não fique para trás, confira as informações e agende seu teste.
O que são Hepatites Virais:
Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existe ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país).
O impacto dessas infecções acarreta aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada às do HIV e tuberculose.
Como se prevenir:
– Evite contato direto com sangue. Não compartilhe materiais como seringas, agulhas, canudos e cachimbos para o uso de drogas,escovas de dente, barbeadores, navalhas, lâminas de barbear, alicates de cutícula.
– Todo material para tatuagens, piercings e manicure deve ser individual e esterilizado.
– Use camisinha sempre.
– Faça o teste periodicamente.
– Vacine-se. A vacina para Hepatite B está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família.

Contra a Hepatite B tem Vacina
Ainda que a hepatite B não tenha cura, a vacinação é a principal medida de prevenção sendo extremamente eficaz e segura.
A vacina está prevista no calendário de vacinação infantil e, também está disponível no SUS para todos até 49 anos. Acima dessa idade, ela também é oferecida em situações especiais. Informe-se em uma unidade de saúde para saber se você tem indicação para tomar a vacina.
Já a hepatite C não dispõe de uma vacina que confira proteção. Contudo, há medicamentos que permitem sua cura.
Diagnóstico e Tratamento
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão, por isso a importância do diagnóstico e do tratamento precoce.
Existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população.
Em nosso município os testes para diagnóstico , bem como o tratamento, são oferecidos de forma gratuita e sigilosa pelo Centro de Promoção da Saúde, localizado a Avenida Dom Pedro II, 190, São Sebastião ou pelo telefone (31) 3769-9054.
FAÇA O TESTE! FIQUE SABENDO!