LIRA aponta baixa infestação do mosquito da dengue em Conselheiro Lafaiete

832
0

Elias_Dengue
O setor de Controle de Endemias realizou no período entre os dias 7 e 11 de janeiro, o primeiro LIRA (Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti) do ano de 2013. De acordo com o Coordenador de Endemias, José Elias de Souza, o índice ficou abaixo do esperado. O resultado de 0,4 foi um dos mais baixos dos últimos anos, principalmente se comparado com o mesmo período do ano passado quando o índice foi 0,7. Um dos principais fatores foi o baixo volume de chuvas ocorrido nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013. 

Os focos positivos foram encontrados nos bairros Santa Efigênia, São João, Jardim das Flores, Progresso, Sion, Carijós e Triângulo, onde o  setor de endemias realiza um trabalho especial e intensifica a inspeção nas residências. Ainda de acordo com Elias de Souza o município tem notificação de sete casos de Dengue, sendo que destes, seis foram confirmados, porém de pessoas que contraíram a doença em outras cidades; o que o setor chama de caso importado.

Agentes

Atualmente dois veículos e 40 agentes de campo estão disponíveis para atender o município. De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde o controle de endemias de Lafaiete necessita de 56 agentes, para realizar uma cobertura satisfatória.

Para completar o quadro de reserva o controle de endemias está recebendo currículos.  Candidatos interessados em trabalhar no serviço de combate à dengue devem levar o curriculum até dia 20 de fevereiro no setor de endemias que funciona nas dependências da Secretaria da Saúde, à Rua Rodrigues Maia, 490, bairro Angélica. Mais informações no disque dengue 3769-2555 de 7h às 17h.