Prefeitura e Vale se reúnem com direção e servidores da Escola Meridional. Na pauta mudança temporária e construção de nova escola.

Após o anúncio, na última sexta-feira, 06/03, pela Empresa Vale de processo de reavaliação técnica de parte da pilha de estéril localizada próximo a Escola Meridional, que apresentou índices que requerem uma atenção especial com relação a sua estabilidade, a prefeitura juntamente com a empresa e equipe de governo, prontamente tomaram as medidas necessárias. No primeiro momento, por segurança, visando o bem estar dos alunos e servidores da escola, as aulas foram suspensas a partir desta segunda- feira, 09/03.
Na manhã desta segunda-feira foi realizada reunião no auditório da Semede com a direção e servidores da Escola Meridional, ocasião em que a prefeitura e a Vale prestaram os esclarecimentos em relação ao fato e as providências que estão sendo tomadas cabíveis ao caso no momento.
A Vale fez o compromisso com a administração municipal e com os profissionais de educação da Escola de prestar toda a assistência necessária visando garantir a continuidade das aulas sem prejuízo do calendário, causando o menor transtorno possível a toda a comunidade escolar. Inicialmente a Vale definirá um local para alocação provisória dos alunos em outro imóvel adequado para as atividades, após avaliação da Secretaria de Educação.
A empresa está avaliando locais para esta transferência e deverá providenciar toda a logística para o acesso dos alunos ao novo local, como transporte, caso seja necessário.
Outro acordo firmado pela Vale com a prefeitura foi a doação de terreno para a prefeitura e construção de uma nova escola para abrigar a Escola Municipal Meridional. O Gerente da Vale Sr. Ulisses Diniz da Unidade Lafaiete e o Sr. Romário Galter, Gerente de Reparação, que representando a empresa na reunião, afirmaram o compromisso em construir, na mesma região, uma nova escola mais ampla, segura, confortável e  moderna.
O Prefeito Mário Marcus ressaltou que tão logo foi informado do risco apresentado pela Vale, reuniu-se com a equipe da prefeitura e empresa. Ele ressaltou que jamais permitiria que alunos e servidores pudessem ficar em local de risco e prontamente anunciou a suspensão temporária das aulas e está buscando a melhor solução que cause o mínimo de transtorno e o menor impacto na vida de todos os envolvidos. O Prefeito está acompanhando pessoalmente as ações da Vale contribuindo para que os alunos possam voltar à escola o mais prontamente possível. Outra informação passada pelo Prefeito é que todas as turmas, direção, professores e servidores serão mantidos na escola e continuará suas atividades normalmente. Quanto à construção da nova escola o Prefeito destacou que solicitou a Vale que seja na mesmo bairro da escola atual a fim de continuar atendendo os moradores da região.
Também participaram da reunião o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio, o Secretário de Educação Moisés Matias, o Presidente a Câmara Municipal Vereador João Paulo Resende, o Coordenador da Defesa Civil Augusto Júnior Araújo, o Diretor da Escola Albano Tibúrcio e outros representantes da empresa.
Professores e servidores presentes à reunião ressaltaram que saíram do encontro muito aliviados com as informações passadas, tanto pela prefeitura quanto pela Vale, e que estão confiantes com as providências que estão sendo tomadas e com o futuro da Escola Meridional.
A Administração Municipal continuará mantendo o diálogo constante com a empresa visando à retomada, o mais breve possível, das aulas e início da construção do novo prédio que segundo o Sr. Romário Galter tão logo o projeto arquitetônico seja concluído será informada a data de entrega da obra, mas adiantou que deverá ser entregue para o início  ano letivo de 2021.