Setembro Amarelo: campanha alerta sobre prevenção ao suicídio

1023
0

Setembro é o mês dedicado à Campanha de Valorização da Vida que aborda a prevenção ao suicídio. A Secretaria de Saúde, por meio do setor de saúde mental, por entender que a discussão sobre suicídio deve ser feita com naturalidade e seriedade desde a infância e adolescência, realizou no último sábado, 14/09, em parceria com a Unipac, a primeira ação do mês. O evento aconteceu na Praça da Rodoviária durante toda a manhã de sábado. Contou também com a participação do Tiro de Guerra, da Polícia Militar, do Coral da APAC Masculina e dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Educação Física da Unipac. O Setembro Amarelo, como é definido o mês, tem o objetivo de conscientizar a população da importância de falar sobre o tema.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o suicídio é considerado um problema de saúde pública e a estatística mundial é alarmante sendo registrado que a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e é a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária entre 15 e 29 anos.
A Campanha continua durante todo o mês de setembro, quando serão realizadas outras ações, como palestras em escolas, a fim de ampliar a divulgação sobre a importância do tema e a Valorização da Vida.