Vigias da prefeitura participam do 1º encontro de capacitação

A prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria de Administração, realizou nesta quarta-feira (04/12) o 1º Encontro de Vigias da prefeitura. Este encontro estratégico teve o principal objetivo de aprimorar a Segurança Patrimonial do município com instruções da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

Segundo o Secretário de Administração, José Célio Fonseca da Cunha, existe uma determinação do prefeito Dr. Ivar de se promover uma aproximação da administração com os servidores. “Não poderíamos perder esta oportunidade de trabalhar com o contingente de vigias que somam 85 servidores cuidando de cerca de 100 imóveis pertencentes ao poder público”, comentou José Célio. Ele disse que por isso entrou em contato coma as instituições que trabalham em prol da segurança, como os Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal e juntamente com profissionais destas corporações construíram este programa de capacitação.

Além deste momento o Secretário informou que dentro deste programa já existe um planejamento, junto aos bombeiros, para capacitar os vigias a agirem de forma rápida e eficaz em caso de incêndio. Eles terão capacidade de observar os extintores de incêndio e analisar se estão adequados para o uso, realizarem uma evacuação rápida e acionamento dos bombeiros, entre outras ações. Com a instrução da Polícia Militar os vigias participarão de treinamento ostensivo de vigilância quando serão capazes de, por meio da observação, analisar a movimentação das pessoas e terem a capacidade de detectar possíveis situações de risco e pessoas suspeitas.

As palestras foram ministradas pelo Capitão Gledson Bruno Pyramo da Polícia Militar, Subinspetor da Polícia Civil Mauro Fabiano Bittencourt, Delegado de Crimes contra o Patrimônio Daniel Gomes de Oliveira e Comandante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Tenente Ronaldo Rosa Lima.  Contou ainda com a presença do subtenente, Marcelino Siqueira, comandante da Guarda Municipal.

“Nós estamos iniciando um livro e hoje nós escrevemos o sumário, o índice, para que em 2014 nós possamos materializar todo esse planejamento aqui desenhado”, finalizou José Célio.

José Carlos de Barros, Encarregado dos Vigias disse que o encontro foi muito produtivo e com certeza ajudará muito na melhoria da conduta geral do servidor. “Com as instruções eles vão melhorar a postura, até a aparência e a forma de trabalhar”, comentou. Disse ainda que os treinamentos programados com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar vão completar a capacitação e vão contribuir até mesmo para uma valorização maior do profissional.