Assinado o termo de entrega do Solar do Barão de Suaçuí ao município

Assinado_termo_entrega_Solar-do-Barao-de-Suacui_01Já estão em poder da prefeitura de Conselheiro Lafaiete as chaves do Solar do Barão de Suaçuí. Na tarde desta quarta-feira, 26/11 aconteceu a assinatura do termo de posse provisória do solar e do prédio da estação ferroviária, imóveis que tiveram a restauração custeada pela MRS Logística e repassados ao município, por meio de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, firmado por meio do Ministério Público.

Assinado_termo_entrega_Solar-do-Barao-de-Suacui_02O ato de assinatura contou com a presença do prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto; do promotor, Glauco Peregrino; da secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia; e dos representantes da MRS, José Alfredo Brandão e Eduardo Veloso Malta. Também estiveram presentes o Subprocurador do município, José Luiz da Cruz Gonçalves e da chefe de seção de Espaços Culturais, Débora Viveiros.

Assinado_termo_entrega_Solar-do-Barao-de-Suacui_03O prefeito dr. Ivar agradeceu à MRS por contribuir com a sociedade lafaietense ao custear a restauração do Solar do Barão de Suaçuí e da estação ferroviária e por outras parcerias que poderão surgir no futuro em prol do município. O prefeito também destacou o Ministério Público como importante parceiro na realização de ações em prol da comunidade.  “O solar ficou bonito demais e assim, como a estação será muito bem aproveitado pela Secretaria de Cultura e pela população”, afirmou.

O promotor Glauco Peregrino, que intermediou e acompanhou todo o processo de recuperação do solar, frisou os obstáculos enfrentados até que se chegasse à assinatura do termo de posse. “Foram vários anos com ações judiciais até que a gente conseguisse o acordo com a MRS e depois a elaboração aprovação de projetos e a obra. Todos esses percalços e depois de tantos anos eu fico feliz e emocionado de chegar a esse ponto de o imóvel estar sendo entregue ao município”, frisou.

A Secretária de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia explicou que o termo de posse do Solar do Barão de Suaçuí é provisório e só será definitivo quando a escritura for entregue pela MRS para o município. “O termo provisório se refere a duas situações distintas: as ressalvas na reforma que o IEPHA vai vistoriar futuramente e o processo cartorial do imóvel para o município”, esclarece a secretária.

Aberto ao público
Assinado_termo_entrega_Solar-do-Barao-de-Suacui_04

E uma boa notícia para quem está ansioso em ver o solar aberto.  Este ano a “Casa do Papai Noel”, uma das atrações da programação de fim de ano da prefeitura, funcionará no primeiro andar do Solar do Barão de Suaçuí, que também vai abrigar um presépio no jardim, ambos abertos a visitação pública.

Assinado_termo_entrega_Solar-do-Barao-de-Suacui_05Em paralelo a secretaria de Cultura continuará o trabalho de colocação dos móveis conforme o plano de uso do espaço. A abertura total do solar, com cerimônia de inauguração e ocupação pelas entidades e serviços a serem alocados no prédio histórico está prevista para ocorrer no mês de fevereiro de 2015.