Campo do Industrial volta para o município

Palco de várias decisões de campeonatos e uma das principais praças de esporte de Conselheiro Lafaiete o campo do Industrial Esporte Clube, no bairro Santa Matilde volta a ser propriedade do município. A informação foi confirmada pelo chefe de Seção de Futebol Amador da Secretaria de Esportes, Adjalma Rodrigues.

Segundo ele, houve a reintegração de posse por parte do município que deverá ceder o espaço para uso do Industrial, para jogos da Aredesma (Associação Regional de Desportos Master) e da equipe de futebol dos servidores públicos municipais. Também existe a possibilidade do campo ser cedido para treinos das categorias de base do Social Olímpico Ferroviário. Adjalma disse ainda que a Corporação Musical Santa Matilde também voltará a exercer suas atividades na sede anexa ao campo.

Ação da Procuradoria

O subprocurador do município, Dr. José Luiz Gonçalves da Cruz explicou que a área que compreende o campo e também a sede da Corporação Musical Santa Matilde pertencia a antiga Cia. Santa Matilde. Por volta do ano de 1985 o estádio foi desapropriado pelo município e repassado para uso dos clubes de futebol, Industrial e Manchester e da banda.

Porém, nos últimos meses, uma empresa que arrematou em leilão a área pertencente à Santa Matilde tomou posse também do campo. No local, a empresa colocou placas identificando a área do campo como propriedade particular, proibindo a utilização do espaço para a prática esportiva e impedindo a Corporação Musical Santa Matilde de utilizar a sede.

Recentemente um diretor do Industrial pediu ajuda ao prefeito visando a retomada do campo. A atual administração entrou com uma ação na Justiça visando à reintegração de posse da área. O subprocurador deixou claro que está ação foi possível tendo em vista que a área campo do Industrial pertence ao município desde a desapropriação na década de 80.

Outros campos

Com relação aos campos do Vila Nova, América e Corinthians , Dr. José Luiz explicou que os imóveis pertencem à Cohab (Companhia de Habitação dos Estado de Minas Gerais) e não ao município. Sendo assim a ação adotada para reintegração de posse do campo do Industrial não se aplica no caso dos três campos por pertencerem a um órgão público. ”Estes campos sempre pertenceram a Cohab que resolveu vender os imóveis não tendo o município como impedir o leilão. No caso do campo do Industrial o campo já era do município e por isso foi possível recuperar o imóvel”, concluiu o subprocurador.