Com praça lotada, Quinta das Violas homenageia as Violas de Queluz

Em uma noite de homenagens e de boa música as Violas de Queluz, patrimônio imaterial Conselheiro Lafaiete receberam comemoração especial nesta quinta-feira, 27/03. Antecipando a comemoração do Dia Municipal das Violas de Queluz festejado no dia 29 de março a Secretaria Municipal de Cultura promoveu o Quinta das Violas, na praça Tiradentes.

O público lotou a praça e o primeiro a subir ao palco para homenagear as Violas de Queluz foi o músico Tuca e o seu grupo Viola Inviolada, da cidade de Entre Rios de Minas. Com participação de violeiros e vários cantores o grupo arrancou aplausos do público. Atendendo à pedidos, Tuca encerrou a apresentação cantando o sucesso “Poeira”, do Queluz de Minas, seu antigo grupo. O músico ressaltou a importância de realizar um show em Lafaiete para celebrar as Violas de Queluz.

Em seguida quem comandou a festa foi o violeiro Chico Lobo, um dos violeiros mais conhecidos do Brasil. O show pautado em modas, catiras e batuques que lembram as folias de reis, agradou o público. Chico Lobo fez questão de mencionar a relevância das Violas de Queluz não só para Conselheiro Lafaiete, mas para o Brasil. “Estive recentemente em Portugal e as Violas de Queluz são conhecidas lá. Participei de um fórum sobre violas de arame e os historiadores portugueses citaram as Violas de Queluz. Pra mim é a viola mais importante do nosso país.”, frisou o violeiro.

O evento Quinta das Violas além de homenagear as Violas de Queluz também rendeu homenagens ao aniversário de nascimento do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, comemorado no dia 28 de março.

Mais homenagens

Além da comemoração musical a Secretaria Municipal de Cultura durante sessão solene na Câmara Municipal prestou homenagem à personalidades que contribuem para a divulgação e resgate da história das Violas de Queluz.. Os agraciados são Chico Lobo, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda e Reginaldo Ascenção Gonçalves.

Presente ao evento o prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto ressaltou a importância de se manter viva a história das Violas de Queluz. Dr. Ivar também fez uma saudação especial ás famílias Meirelles e Salgado, principais responsáveis pela fabricação do instrumento na antiga Queluz de Minas.

Autor da lei que instituiu o Dia Municipal das Violas de Queluz, o vereador e presidente da Câmara, José Ricardo Sírio parabenizou a administração municipal por dar continuidade à comemoração iniciada em 2009.