Esclarecimentos sobre prestação de contas do hospital regional‏

DSCF5074

A administração municipal acompanha atentamente todos os movimentos em relação a este assunto. A retomada da obra do hospital regional é prioridade do governo de Dr.Ivar, que desde o início de sua gestão busca uma solução para o grande imbróglio que se tornou a paralisação da obra.

O cronograma de encontros e reuniões de trabalho entre o Chefe do Executivo Municipal e o Estado comprova que em momento algum o assunto deixou de ser tratado como prioritário. Pautando pela responsabilidade com o dinheiro público, em janeiro de 2014 o prefeito determinou que se fizesse uma auditoria que demonstrasse a real situação da obra, quando foram identificadas muitas irregularidades.

A prestação de contas da obra do hospital regional foi concluída em 23/12/2014 e protocolada junto ao Estado em 26/12/2014 com o registro SIPRO 031.29931170/2014-9.

Também foi enviado ao Estado, bem como ao Ministério Público, Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete e Conselho Municipal de Saúde, além da prestação de contas, o relatório da auditoria encomendada pela administração municipal e realizada pela empresa Álvaro Sardinha Neto.

Outro fato que comprova o envio e recebimento da prestação de contas do município ao Estado é que em 06/04/2015 o município recebeu resposta da Secretaria de Estado de Saúde, em que eram solicitados outros esclarecimentos e informações, conforme o ofício 162/215/SES. Com responsabilidade, o município fez o levantamento de tais informações, encaminhando-as ao Estado em 22/06/2015, através do ofício 573/2015. E desde então, como lhe cabe, aguarda o resultado da análise pelo Estado.

Além do que pese toda a importância da documentação apresentada, o prefeito Dr.Ivar manteve estreito canal de comunicação com o Governo do Estado, ainda na gestão anterior, quando em Lafaiete recebeu o então Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge. Num dos encontros em  visita a Lafaiete, no dia 23/3/2013, o então secretário de Estado de Saúde esteve no gabinete do prefeito com o diretor-executivo da empresa responsável pela obra, Diedro Cons­truções, Bruno Bedinelli e reforçou o apoio do Go­verno do Estado para conclusão do Hospital Re­gional.

Em 17/11/14, Dr. Ivar reuniu-se em Belo Horizonte com o ex-ministro do Turismo e de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, visando o estreitamento dos laços políticos com o recém-eleito Fernando Pimentel. O deputado Federal Reginaldo Lopes, parlamentar mais votado em Minas Gerais, também acompanhou parte do encontro, onde o prefeito de Lafaiete reforçou a importância da retomada das obras do hospital regional.

Já em 24/3/2015, três meses após a posse do Governador de Minas, Drº Ivar, recebeu convite e reuniu-se com Fernando Pimentel no Palácio da Liberdade, quando mais uma vez apresentou a ele a necessidade da retomada da obra do hospital regional. À época o governador afirmou que aguardaria a aprovação da Lei de Orçamento do Estado para 2015; ocorrida no dia 27 do mesmo mês para uma visita à Lafaiete.

“Nossa gestão está alinhada com o novo governo estadual. Temos boas relações institucionais com o Palácio da Liberdade e a questão partidária não nos preocupa, porque há um respeito entre quem está no comando do Estado e os municípios, sejam eles administrados por qual partido for. Não devo acreditar que o governador Fernando Pimentel, que conquistou com a nossa ajuda 65% dos votos de Conselheiro Lafaiete vai nos tratar como fomos tratados pelo excludente governo anterior. Tenho acesso livre ao governador Pimentel e a todo o seu secretariado”, afirmou Ivar Cerqueira.

Para o prefeito, o Estado já tem todo conhecimento da situação do hospital e o que precisa de fato agora é ação por parte do Estado. “O que reafirmo é a vontade do governador de que as coisas andem e de fato aconteçam. Estou convicto de que é uma questão de tempo, mas teremos o nosso hospital regional. Que seja no menor tempo possível. Trabalhamos para isso como gestor, despidos de qualquer vaidade, com interesse exclusivo de que o hospital funcione para atender a esta grande população de Lafaiete e região, que tanto precisa”.

Diante destes esclarecimentos e fatos, o prefeito Dr.Ivar rechaça com veemência recentes declarações do deputado Durval Ângelo, divulgadas em alguns veículos de comunicação da cidade, dizendo que não são verdadeiras; não passam de falácias.

Documentos

O prefeito Ivar informou que está à disposição de quem quiser consultar, na prefeitura, documentos que comprovam o envio da prestação de contas da obra do hospital regional ao Governo do Estado.