Impedimento da entrada de agentes em residências dificulta trabalho de combate à Dengue e à Doença de Chagas

A proibição da entrada de agentes de combate à Dengue em residências em Conselheiro Lafaiete tem dificultado o trabalho do Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde.
Supervisor-Endemias_-_Jose-Elias-Souza
Segundo o coordenador de Endemias, José Elias de Souza, agentes estão sendo impedidos de realizar o trabalho de vistoria em alguns imóveis, na área urbana da cidade. O mesmo vem ocorrendo nas comunidades rurais onde está sendo realizado o serviço de prevenção à doença de Chagas. Atualmente este trabalho que visa verificar a existência ou não do barbeiro, inseto transmissor da Doença de Chagas se concentra em Rancho Novo e ainda será feito em Buarque de Macedo, Vargem Grande e Almeidas. “Peço a colaboração da população para que autorize a entrada dos agentes. Precisamos realizar este trabalho de prevenção, porém alguns moradores alegam que a casa é nova, ou que não tem nada lá. Mas, o serviço tem que ser feito”, frisou o coordenador.

Levantamento

O Setor de Endemias terminou na última semana o Levantamento do índice de Tratamento (LIT). Segundo dados apurados dos 52 mil imóveis visitados, foram encontrados 06 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, equivalente a 0,01%, número considerado baixo pela Secretaria Municipal de Saúde.

O número de imóveis visitados equivale à 81% dos existentes no município. Segundo José Elias os outros 19% se refere ao número de imóveis fechados ou onde não foram autorizadas a entrada de agentes.

O levantamento é o primeiro após a troca do larvicida Novaluron, para eliminar os focos de Dengue na cidade. Atualmente os agentes utilizam um produto liquido mais eficaz que o larvicida em pó.