Lafaiete é incluído no Caminho Religioso da Estrada Real

A cidade de Conselheiro Lafaiete foi incluída no maior projeto de roteiro turístico religioso já feito no Brasil. O projeto CRER  – Caminho Religioso da Estrada Real de Padroeira a Padroeira-, é constituído pelo trecho entre as cidades de Aparecida do Norte em São Paulo a Caeté em Minas Gerais. É um programa desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais junto à SETUR (Secretaria de Estado de Turismo), Governo de São Paulo e as arquidioceses de Minas Gerais e São Paulo. O projeto prevê um roteiro de peregrinação passando entre as cidades da Estrada Real.

A ideia é incentivar os turistas a fazerem o percurso a pé, de bicicleta, a cavalo e também em grupos especiais.  Para proporcionar maior segurança e conforto aos peregrinos, o caminho contará com pontos de apoio para descanso durante o trajeto. Além disso, serão disponibilizados mapas e guias.

No último dia 12 de dezembro no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em  Caeté, aconteceu a solenidade de lançamento do “Caminho Religioso da Estrada Real”. Durante o evento foram colhidas as assinaturas dos convênios entre a SETUR e as prefeituras e o descerramento da primeira placa interpretativa que marca o início das obras de estruturação física do projeto e a formalização de parcerias junto aos 32 municípios mineiros que fazem parte do projeto.

A solenidade contou com a presença do secretário de estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho e do arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira, além de vários prefeitos e representantes dos 32 municípios. A cidade de Conselheiro Lafaiete esteve representada pela chefe de seção de Turismo do município, Clarissa Alves. Segundo ela, a inclusão de Conselheiro Lafaiete no projeto é um marco para o turismo, tendo em vista que a cidade já faz parte de um contexto composto por igrejas e eventos religiosos importantes como a Semana Santa e Entronização do Sagrado Coração de Jesus. Clarissa destaca que estes aspectos aliados ao projeto CRER podem trazer inúmeros benefícios para o município.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova, destacou a atuação da administração municipal para que a cidade fosse incluída no projeto. Segundo ele, Lafaiete possui aspectos importantes como a Estrada Real, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Santuário de São Judas Tadeu. “Temos a nossa basílica que no mundo só existem três e uma está em Lafaiete. A Matriz é um templo barroco do século XVIII e agora o Santuário de São Judas Tadeu, que também tem atraído inúmeros visitantes. Estes aspectos também contribuíram para a inclusão de Lafaiete no projeto CRER”, frisou o secretário.

Até abril de 2014 serão instalados 1.771 totens de sinalização que vão indicar não apenas os caminhos, mas também a infraestrutura existente no trajeto, tais como hotéis, pousadas e restaurantes.