Prefeitura de Lafaiete inicia envio das guias de IPTU

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete iniciou, via agência dos Correios, o envio das guias para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2014.

Para quem optar pela cota única o vencimento é o dia 10 de julho , com desconto de 20% (vinte por cento) sobre o valor do tributo.

O contribuinte que optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em até seis vezes, mensais, iguais e consecutivas. Neste caso o contribuinte não terá o desconte de 20%. Os proprietários que possuem lotes vagos murados e com passeio terão a redução de 50% (cinquenta por cento) no valor do IPTU.

O secretário municipal de Fazenda, Jamiro Patrício de Resende Júnior frisou que as guias para pagamento deverão chegar às residências até o dia 27/06. Segundo ele, os proprietários de lotes vagos que possuem cadastro do endereço de cobrança receberão as guias em suas residências. Aqueles que ainda não fizeram o cadastro deverão apanhar as guias na Seção de IPTU na prefeitura.

Com relação à aplicação dos recursos Jamiro explicou que não há um direcionamento específico para os valores arrecadados. Porém a prioridade é para aplicação em ações dos setores de Obras, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

Dívida Ativa

O secretário municipal de Fazenda, Jamiro Patrício de Resende Júnior, informou que desde  março o município arrecadou cerca de R$ 1,6 milhão (Um milhão e seiscentos mil reais) referente a pagamentos da Dívida Ativa, quando o cidadão buscou a regularização de sua situação com relação ao débito de tributos municipais como IPTU e ISS até o ano de 2013 em parcela única. O contribuinte pôde também optar pelo parcelamento da Dívida Ativa  em até 42 vezes, desde que a parcela mínima seja de R$ 50,00 (cinquenta) reais.

O secretário explicou que por orientação do prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto, tais recursos serão aplicados em obras de infraestrutura, incluindo a pavimentação asfáltica nos bairros União e Vila Rica e no calçamento das ruas dos bairros Jardim Europa e Copacabana.