Prefeitura e IEPHA realizam nova vistoria técnica no Solar do Barão de Suaçuí

Na última quinta-feira 29/05 o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto acompanhado da secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia; da arquiteta da gerência de projetos e obras do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, Cristina Cairo participou de nova vistoria técnica no Solar do Barão de Suaçuí. Na reta final de restauração, o imóvel está sendo recuperado por meio de projeto financiado pela MRS Logística que cumpre Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, desenvolvido pelo arquiteto, Heraldo Laranjo de Mendonça que também acompanhou a vistoria na última semana.

Durante a visita foram perceptíveis as mudanças no local que já está com espaços bem definidos como o local que vai abrigar o auditório ao ar livre, o jardim e salas. A acessibilidades será garantida por  meio de rampas e um elevador destinado ao uso de portadores de deficiência. “Será um grande espaço para a realização de eventos culturais. Logo na entrada vimos a grandiosidade dessa obra que além de preservar as características originais do antigo casarão, deu novo visual a parte externa sem descaracterizar o prédio”, ressaltou Dr. Ivar.

A secretária de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia explicou que a administração municipal aguarda a entrega das chaves do imóvel por parte da MRS. Segundo ela, a partir daí será definida de que forma serão utilizados os 17 cômodos do imóvel, mas adiantou que haverá uma biblioteca, sala de reuniões, área para exposições e espaço para entidades culturais. Apesar de estar próxima da finalização da obra, não há ainda um prazo determinado para a inauguração do “novo Castelinho”. Mas, otimista, a secretária acredita que alguns espaços já serão usados durante o Festival de Inverno da UFSJ, que pela primeira vez, terá uma programação com atrações também em Lafaiete.

A arquiteta do IEPHA, Cristina Cairo, que acompanha o processo de restauração destacou os achados arqueológicos no terreno do imóvel. “É um imóvel importante que estará disponível para a população de Lafaiete”, frisou.