Secretaria de Desenvolvimento Social participa de encontro nacional

574
0

WhatsApp Image 2017-06-01 at 08.12.50A Secretaria de Desenvolvimento Social foi representada no X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial com a participação da Secretária, Magna Cupertino, o Gerente de Promoção Humana, Vagner Valentino e a Coordenadora do Setor de Vigilância Socioassistencial, Josyane Silva.
A utilização do Cadastro Único como ferramenta para subsidiar a construção do Diagnóstico Socioterritorial no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi tema do X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o evento foi realizado em Brasília, com a participação de mais de 350 pessoas, entre técnicos, gestores e conselheiros da assistência social, além de professores e pesquisadores.
O secretário adjunto de Assistência Social do MDSA, Antônio Henriques, explica que o encontro serve para debater a implementação da vigilância socioassistencial em todo o território nacional. “Hoje já temos 2/3 dos municípios operando o serviço. Mas temos muito que avançar, uma vez que a vigilância é a ferramenta que nos dá as informações necessárias para tomarmos decisões sobre serviços e recursos a serem alocados”. No evento, foi feito o planejamento das ações a serem implementadas nos municípios.
A Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à gestão do SUAS com o objetivo de produzir e sistematizar informações sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre as famílias e os indivíduos. Também são levadas em consideração as características e distribuição da rede socioassistencial. Esses dados subsidiam o planejamento, supervisão e execução dos serviços da assistência social.
Para o diretor de Condicionalidades do MDSA, Eduardo Pereira, o Cadastro Único é um instrumento fundamental para fazer a identificação e a caracterização das populações-alvo da política de assistência social. “É importante que a gente tenha à disposição as informações que o cadastro oferece para que possamos consolidar os serviços e aprimorar as ações da política”, reforçou.