Cuide da saúde, redobre os cuidados em períodos de chuva

1048
0

Os alagamentos provocados pelas chuvas fortes sempre causam inúmeros problemas à população, entre eles, está o risco de contrair a leptospirose, doença causada pela bactéria Leptospira sp, presente na urina de ratos e camundongos.
Como prevenção, a Secretaria de Saúde alerta para os principais cuidados a serem adotados em enchentes, uma vez que a água empoçada e a lama podem concentrar a urina de roedores, facilitando a contaminação de pessoas, de cães e até de alimentos. Os maiores riscos são para quem tiver ferimentos na pele, sendo que a bactéria também pode penetrar pelas mucosas e mesmo pela pele íntegra.
Siga as orientações e previna-se:

O QUE É LEPTOSPIROSE?
A leptospirose é uma doença que pode ser muito grave, causada por uma bactéria que pode estar presente na urina do rato, que se mistura com a água e lama de enchentes e esgotos. Pode levar à morte.

COMO SE PEGA LEPTOSPIROSE?
A pessoa pode pegar essa doença a partir do contato com água ou lama de enchente, de rios, na limpeza de fossas ou caixas d’água (contaminadas por urina de rato), manuseio de materiais recicláveis.
A bactéria entra na pele, com ou sem ferimentos, quando em contato com água contaminada.

QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS?
Os sintomas geralmente aparecem em 1 a 2 semanas após o contato, mas podem aparecer até 30 dias após. São eles:

Febre alta e dor de cabeça;
Dores no corpo, principalmente na panturrilha (batata da perna);
Podem aparecer também náuseas, vômitos, cansaço, tosse, sangramentos, alterações na urina;
A pele pode ficar com cor amarela alaranjada (icterícia).
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
No início, a leptospirose pode ser confundida com outras doenças (dengue, gripe, febre amarela, hepatite), porque os sintomas são parecidos. Por isso, é muito importante fazer o diagnóstico por meio de exames de sangue. Geralmente precisa de duas coletas: a primeira no 7º dia e a segunda no 14º dia do início dos sintomas, aproximadamente.

O QUE FAZER NA SUSPEITA DA LEPTOSPIROSE?
A pessoa com sintomas deve procurar logo o serviço de saúde. É importante informar que teve contato com enchentes e/ou com locais que podem estar contaminados por urina de ratos.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?
O tratamento é feito com uso de antibióticos e outras medidas de suporte, sempre orientado por um médico, de acordo com os sintomas. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados. A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença.

EXISTEM VACINAS DISPONÍVEIS?
Ainda não tem disponível vacina para leptospirose humana.